“O que são e como investir em ETFs?”

 Jhonatan Hornburg, Analista de Relacionamento na Warren.

Por: Warren Brasil

16/09/2021 - 12:09 - Atualizada em: 16/09/2021 - 12:58

O ETF é um fundo de investimento que acompanha um índice, seja ele da bolsa de valores ou de renda fixa. A sigla quer dizer Exchange Traded Fund (algo como “fundo negociado em bolsa”), caracterizando, portanto, um investimento de renda variável comprado e vendido diretamente na bolsa de valores e que oscila igual ao índice espelhado.

Há inúmeros índices que os ETFs podem acompanhar. Um dos índices mais conhecidos pelos brasileiros é o Ibovespa, uma carteira teórica composta pelas ações mais negociadas na B3, a bolsa brasileira, elencadas de acordo com o valor de mercado.

Já notou que nos noticiários econômicos a queda ou a alta percentual do Ibovespa servem para entendermos o momento da bolsa e termos uma média do mercado de ações brasileiro? Quem investe em ETFs está, na prática, apostando em uma média de mercado.

Entre as vantagens de investir em ETFs está a forma barata e simples de diversificar a carteira de investimentos, já que um ETF expõe o valor investido a diversas empresas atreladas ao índice em questão, podendo até mesmo incluir empresas estrangeiras. Há também a alta liquidez, que corresponde à facilidade de vender o ativo de uma forma rápida, sem esperar o período de cotização comum a fundos de investimentos que não são negociados em bolsa.

É preciso uma atenção especial em relação à tributação sobre o ganho de capital, isto é, sobre a diferença entre o que o investidor recebeu na venda e o que pagou na compra do ativo: os ETFs possuem a mesma alíquota de 15% de Imposto de Renda que incide sobre os demais fundos de investimento. Se você está acostumado a investir em ações, deve se lembrar que, ao comprar títulos
de empresas individualmente, há a isenção de IR para quem vende até R$ 20 mil em um mês. Para os ETFs, esta isenção não se aplica.

Outro ponto importante é o seu perfil de risco. ETFs são ativos de renda variável, portanto não são recomendados a investidores sem apetite ao risco ou para a alocação de objetivos que carecem de mais segurança, como a reserva de emergência.

Mas afinal, como investir em ETFs? Como são negociados diretamente na bolsa de valores, você precisa primeiro abrir uma conta em uma instituição financeira que lhe dê acesso a negociações na B3. Escolha uma corretora transparente, descomplicada e que não cobre taxas de corretagem, como a Warren.

Investir em ETF é uma estratégia inteligente: ao invés de você ficar escolhendo inúmeras ações para investir, um ETF dá acesso a uma estratégia de investimentos pré-determinada que pode diversificar ainda mais o seu patrimônio.

Texto Jhonatan Hornburg, Analista de Relacionamento na Warren.
E-mail: jhonatan.hornburg@warren.com.br