“O sucesso é um caminho que exige planejamento e dedicação”

Foto pixabay.com

Por: Unisociesc

16/09/2019 - 16:09 - Atualizada em: 16/09/2019 - 16:27

Vez ou outra nos pegamos vislumbrando o diferente, sonhando com caminhos grandiosos e posições de destaque. Parece tudo tão distante que ficamos ali paralisados, só admirando. Acontece que, assim como com qualquer outro sonho, ter sucesso profissional exige etapas de dedicação, planejamento e mão na massa.

Não importa se você deseja ser aquele excelente consultor técnico, aquele CEO admirado ou aquele empreendedor de sucesso, eles só serão possíveis se você persistir, planejar, ter foco e determinação.

Quando pensamos num maratonista, aquele atleta de topo do pódio, ele não é um cara de sorte. Sabe o que ele faz? Treina! Sim, pratica muito. Ele treina constantemente, ele se capacita, constrói sua corrida quilômetro por quilômetro.

Nem sempre ele chega pronto, aliás, no começo, certamente, ele precisou adaptar a passada no meio da corrida e isso não tem problema nenhum.

Assim são todas as demais profissões, não existe conquista sem empenho. Empenhar-se consiste, principalmente, no quanto você busca aprender e no quanto você está disposto a enfrentar as adversidades para alcançar suas metas. Isso é persistir.

É perceber que, mesmo no meio de um milhão de tarefas, seu desenvolvimento precisa estar destacado. É construir um planejamento que te possibilite escolher o que o mercado te oferece de melhor e o que está mais alinhado com o que busca. Lembre-se que você precisa se destacar, você precisa ser melhor hoje do que ontem, você precisa ser a referência no que escolheu ser e fazer.

E, claro, foco e determinação devem ser companheiros inseparáveis quando o assunto é sonhos, projetos e realizações. Talvez você tenha que adaptar a agenda para dedicar mais tempo a um novo curso ou, talvez, nesta sexta-feira, o happy hour fique para mais tarde, mas nenhum esforço é demais quando a meta é nos tornarmos melhores.

Não existe segredo, nem sorte, nem fórmula secreta, o que existe são pessoas que valorizam o que de mais precioso têm, buscando crescer e desenvolver novas habilidades, compartilhar novos conhecimentos e descobrir novas possibilidades.

Uma pesquisa divulgada pela Hays, no segundo semestre de 2018, que entrevistou os principais presidentes e diretores das maiores empresas da América Latina, apontou que 84% deles possuem pós-graduação, e desses, 43% optaram por um MBA.

Mais do que entender aonde querem chegar, conhecer o seu negócio e ter a capacidade tática e estratégica para liderá-lo também são características desses executivos.

Sonhar é livre, é para todos, mas a realização é só para quem tem coragem e ousadia de começar agora, e de novo, e quantas vezes forem necessárias, até que se esteja preparado para assumir o protagonismo da própria carreira.

Andrini Vieira – Gerente de Pós-graduação e Educação Continuada da UniSociesc