Pelo Estado entrevista Marilisa Boehm: “Não serei vice decorativa, terei participação ativa para combater o crime e proteger a sociedade”

Foto: Eduardo Valente/Divulgação

Por: Pelo Estado

20/09/2022 - 05:09 - Atualizada em: 20/09/2022 - 08:18

A joinvillense Marilisa Boehm (PL) foi a primeira delegada mulher de Joinville. Fundou a Delegacia da Mulher e permaneceu como titular entre 1990 e 2014. Dos 30 anos de experiência na segurança pública, portanto, 25 foram na Delegacia da Mulher. Também foi a primeira comandante da Polícia Civil em Joinville, entre 1999 e 2002, comandando os municípios de Joinville, Itapoá, São Francisco, Garuva e Araquari. Nesta época, construiu sete delegacias na região.

Casada, Marilisa tem dois filhos e quatro netos. Em 2012, disputou à Câmara de Vereadores de Joinville pelo PSD, em 2016 a vice-prefeita pelo PSDB e em 2018 a deputada estadual pelo Podemos. Agora, escalada à majoritária no PL, tem dito que “é hora da mulher mostrar sua força”. Se for eleita, pretende “atuar firme para combater a violência doméstica e estimular o empreendedorismo feminino” e declara que “estamos vivendo uma luta do bem contra o mal. Está fácil escolher.”

 

Qual qualidade pessoal destaca no candidato a governador da sua chapa? Que tipo de pessoa é?

O Jorginho Mello é uma pessoa íntegra, ficha limpa e que tem uma história linda em defesa da população. Foi eleito duas vezes o melhor senador do Brasil pelo Ranking dos Políticos. Isso pela qualidade das leis que aprovou. Aliás, ele é recordista de leis aprovadas e sancionadas no Senado, foram 16. Leis que fizeram a diferença, como o Pronampe, que ajudou muito o micro e pequeno empreendedor durante a pandemia. No governo do Estado ele terá a coragem e a determinação para fazer o que a maioria só prometeu e não fez.

Como se relacionam ou se completam os atributos de cada um?

O fato de a vice ser uma mulher já é um complemento importante. Afinal, poderemos, juntos, ter um olhar importante pelas políticas públicas voltadas para melhorar a qualidade de vida das mulheres. Eu e o Jorginho Mello somos muito parecidos. Eu, como delegada, sempre trabalhei pela justiça e pela família. Ele também sempre teve um olhar sensível às dores do cidadão. Afinal, ele veio de família humilde. Sabe onde aperta o calo.

Qual será o papel como vice? Como e no que vai atuar?

Não serei uma vice decorativa. Terei participação ativa no governo, ao lado do Jorginho Mello. Entre as áreas que pretendo atuar mais forte está a segurança pública. Afinal, tenho 30 anos de experiência como delegada de Polícia, sendo 25 anos na Delegacia da Mulher, que fundei em Joinville. Vamos valorizar todos os guerreiros e guerreiras que atuam firme para combater o crime e proteger a sociedade.

Como é a Santa Catarina dos seus sonhos?

Santa Catarina é o melhor Estado do Brasil pela força do seu povo, que é guerreiro, trabalhador e nunca desiste dos seus sonhos. O papel do Estado é não atrapalhar e dar condições para que o cidadão prospere. A Santa Catarina dos meus sonhos tem um governo que pensa nas pessoas e não deixa 140 mil pessoas na fila de espera para fazer uma cirurgia eletiva, o que está ocorrendo hoje, infelizmente.

O que espera das eleições 2022?

Estamos vivendo uma luta do bem contra o mal. Está fácil escolher. Temos um candidato a presidente que foi condenado pelo maior esquema de corrupção do Brasil e um presidente patriota, o Bolsonaro, que tem colocado o Brasil no rumo certo, resgatando valores e defendendo a família.

Foto: Eduardo Valente/Divulgação

O que faz com R$ 200 no bolso e um dia livre

Levo meus netos para passear.

No que investe seu dinheiro

Naquilo que pode dar mais conforto e segurança para a família.

Desejo de consumo

Sou uma pessoa de hábitos simples. Não tenho um desejo de consumo específico, nem algo que eu queira comprar muito.

Última compra que fez

Roupas novas para a campanha.

Último livro que leu ou está lendo

“Contos do dia a dia”, da Zíbia Gaspareto.

Música ou estilo de música preferido

Sou eclética. Mas gosto muito das músicas dos anos 60 e 70.

Hobby

Pescaria.

Esporte ou atividade física habitual

Caminhada.

Religião

Cristã.

Maior emoção na vida

O nascimento de meus filhos e netos.

Sabedoria na prática (ditado ou conselho que sempre usa)

Faça o bem que você receberá o bem.

Dinheiro pra quê?

Para dar mais conforto para a família.

 

[SCEleições2022] COBERTURA INTEGRADA DOS DIÁRIOS E PORTAIS DO INTERIOR