“Comércio sobe, mas livrarias despencam…”

Foto Arquivo OCP News

Por: Pedro Leal

13/02/2020 - 05:02

O comércio varejista brasileiro fechou 2019 com um crescimento de 1,8% no volume de vendas. O dado é da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (12), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O ano passado foi o terceiro consecutivo em que o varejo teve alta. No entanto, apresentou resultado inferior aos de 2018 (alta de 2,3%) e 2017 (2,1%).

Nem tudo na pesquisa é positivo: enquanto sete das oito atividades do varejo encerraram 2019 com alta. A exceção ficou com o segmento de livros que recuou 20,7% em relação ao ano anterior.

Que o brasileiro lê pouco é fato – o brasileiro médio lê 2,43 livros por ano, taxa baixíssima – mas que o setor de livrarias e revistarias encerre o ano com queda de um quinto das vendas demonstra que esse quadro está piorando.

Não que seja surpreendente quando importantes livrarias do país como Saraiva e Cultura têm fechado as portas de suas lojas com frequência crescente.

Irresponsabilidade publicitária

Tem certas campanhas que se superam, mas a Lacta bateu recordes neste mês com a campanha “Bombou Ganhou”, encerrada nesta quarta-feira (12): a fabricante de chocolates oferecia uma caixa de Bis para cada matéria reprovada na faculdade.

Em um país que já não valoriza a educação, recompensar a reprovação soa como deboche.

Retirada do status é ilegal, diz CNI

A decisão do governo norte-americano de retirar, nesta segunda-feira, o status de país em desenvolvimento do Brasil e de mais 24 países em investigações comerciais é negativa e ilegal, avalia a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em nota, a entidade afirma que a decisão contrariou regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), por ter sido feita de forma unilateral.

Junior Achievement

Empresários da livre-iniciativa estão apostando cada vez mais na educação e fazendo a diferença no futuro de milhares de jovens catarinenses.

Cerca de 50 importantes empresas e entidades do estado são mantenedoras da ONG Junior Achievement – entidade centenária, que comemora 23 anos de atuação no estado em maio.

Neste ano a meta é beneficiar 65 mil alunos de Santa Catarina.

Com o envolvimento e apoio de 1,2 mil voluntários, a entidade aplica gratuitamente 16 diferentes programas educacionais desde o quarto ano até o final do ensino médio.

Curso em varejo

A Católica de SC e a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) firmaram uma parceria para promover o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Varejo na modalidade à distância (EaD).

O curso tem duração de dois anos e começa dia 27 de fevereiro. A mensalidade tem desconto exclusivo aos associados da Federação e colaboradores das CDLs.

Parceria

Para garantir à população mais acesso à saúde, o Hospital Santo Antônio de Guaramirim, gerido pelo Instituto Santé, acaba de firmar uma parceria com a Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag), oferecendo consultas médicas e exames com preços acessíveis.

A novidade inclui as especialidades de clínica geral, pediatria, oftalmologia, proctologia, cardiologia, urologia, ortopedia, ginecologia e pneumologia.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul