“Corrimento vaginal”

Foto: Piero Ragazzi

Por: Marcelo Langer

07/02/2021 - 13:02 - Atualizada em: 09/02/2021 - 12:42

Você já teve algum tipo de corrimento que te incomodou? O corrimento vaginal é a saída de secreção pela vagina. Ele pode ser de vários tipos, ter várias causas e ainda significar alguma doença ou simplesmente ser algo natural do corpo da mulher.

Natural? Exatamente! Eu costumo dizer que a vagina é autolimpante, mas é importante ressaltar que a vagina é a parte interna da genitália da mulher. Já a parte externa, que chamamos de vulva, deve ser lavada com os devidos cuidados.

A parte interna é autolimpante pois produz uma secreção natural para manter o pH e a flora bacteriana própria dela. Esse corrimento que é natural tem características específicas como: não tem cheiro, não coça, não dói, não tem nenhum sintoma e é branco. Ele pode até estar levemente aumentado de fluxo quando a mulher está grávida. Se estiver com dúvidas consulte seu médico para orientações!

Hoje eu quero falar de um corrimento chamado candidíase. Ele também é branco, não tem cheiro, porém, incomoda a mulher devido à quantidade e a coceira. É causado por um fungo e geralmente aparece quando a imunidade está um pouco mais baixa. O tratamento é feito com o uso de medicação antifúngica.

Existem mulheres que possuem essa infecção de maneira repetida, por exemplo, uma vez por mês. Neste caso chamamos de candidíase de repetição e também deve ser tratada. Mas, não somente com medicação, é preciso atentar para algumas mudanças no hábito de vida para melhorar essa condição:

  • Diminuir o estresse;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Melhorar a alimentação (diminuir açúcar, gordura e carboidratos);
  • Evitar o sedentarismo;
  • Evitar uso de roupas apertadas (e a noite dormir sem calcinha);
  • Evitar deixar a região úmida com biquínis molhados.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).