Proibido estacionar – Leia a coluna de Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

10/09/2022 - 05:09 - Atualizada em: 12/09/2022 - 14:33

Proibido estacionar aonde? Na vida… Quem estaciona fica parado, não vai adiante. E é o que acontece com milhões de brasileiros que suspiram com aposentadoria ou com trabalhos de horários flexíveis, vagabundagens, enfim… Acabei de ler uma história que se me afigura um tapa na cara dos que buscam “vagas” para estacionar na vida. O nome do personagem dessa história real é João Tupã Centurião. Isso mesmo, Tupã Centurião, não é para qualquer um esse nome. Esse cidadão vive em São Miguel do Iguaçu, numa área de reserva indígena.

Você, leitora, matou a charada, ele é índio descendente dos guaranis. Depois de muito tempo, e até hoje, só trabalhando, roçando, plantando, colhendo, vendendo e se repetindo nos plantios, ele decidiu dar um salto na vida. Matriculou-se num EJA – Educação para jovens e adultos – e está aprendendo a ler e a estudar matemática, um dos seus gostos na vida. Nada de anormal, certo? Ocorre que Centurião tem 102 anos completados. Saúde de ferro, caminha até à escola ou vai de bicicleta, isso mesmo, de bicicleta, aos 102 anos. Centurião não “estacionou”.

E é isso o que vivo dizendo aos rebanhos que andam por aí. Se a pessoa tem saúde, pode ter a idade que tiver, se ficar parada, buscando vaga no estacionamento da vida, é um traste ambulante. Não nascemos para “descansar”. Para descansar os humanos terão a… Eternidade. Melhor é ficar suando por aqui mesmo, tendo uma causa por que lutar ou um sonho por que suar… Tenho nos meus arquivos muitas dessas histórias, histórias de pessoas que não conhecem o verbo “parar”, e muito menos o verbo “estacionar”. E digo mais, vale para o amor. Tenha a pessoa a idade que tiver, se tiver fogo no coração é sair por aí…

Sempre haverá um “par” bem ajustado a esperar pela pessoa. Não falo em sexo físico, falo em companheirismo, prazer em estar ao lado de alguém, amor, enfim. Para esse amor sempre há vaga no estacionamento do coração. Aliás, no coração nunca deve haver estacionamento, mas sempre uma rotatória, significando que a pessoa está viva, ativa, tenha a idade que tiver, desde, é claro, que a cabeça esteja boa e a saúde em ordem. Fora disso, “estacionar” é para os que estão sem pilha…

AMARELO

O possível suicida ou dissimula muito bem as suas intenções ou as deixa transparecer. A família, os amigos, os colegas devem desconfiar de palavras ou gestos que mais ou menos se repetem e revelam uma depressão suicida. Estamos no Setembro Amarelo, mês de prevenção aos suicídios. Os garotões e as mulheres, é estatística mundial, estão hoje ou deprimidos ou desiludidos. Que os amigos e familiares abram os olhos. Compreensão e afeto são boias salva-vidas…

CRISTO

Quem mistura religião e política é na verdade um negociante, um dizimista safado. Pesquisa DataFolha revela que – “56% dizem que política e valores religiosos devem andar juntos”. Ordinários. Se são tão religiosos assim, digam então qual foi o “Partido” de Cristo! Cristo pregou a linha reta na vida, a honestidade, o bem, a caridade incondicional e a melhor das justiças: – a cada um segundo suas obras. E os safados, “negociantes”, querem misturar religião e política? Sei bem o que eles querem!

FALTA DIZER

Tenho ouvido candidatos dizer, despudoradamente, na televisão que são candidatos honestos. Como se isso fosse virtude e não obrigação. Ser honesto é obrigação de todos. A virtude é o que fazemos sem obrigação de fazer, será que os néscios não sabem disso? Saaaabem… Mas dizem isso para pegar os trouxas.