Não há nada melhor do que ser invejado – Leia a coluna do Prates desta quinta-feira (2)

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

02/04/2020 - 06:04

Se alguém lá fora me perguntasse como é o povo brasileiro, por maioria, a resposta viria sem piscar: ignorante. Ignorante parece ofensa, não é. É realidade de alguém que “ignora”, isto é, que desconhece o que devia conhecer.

Mas os ignorantes podem sair da ignorância com uma simples decisão pessoal: vou mudar, vou sair das trevas! Pronto, começou a sair.

Por que comecei esta conversa de um modo um tanto grosseiro no pensar de alguns? Porque, mais uma vez, assisti a um programa de televisão, desses vespertinos e um baita tempo foi dado a uma senhora que trata de questões “metafisicas”, crendices do povo.

E o Brasil pegando fogo, não é mesmo, corona?

Esse tipo de gente e atração na TV nunca vão perder seus espaços e exatamente pela razão já exposta, ignorância.

Fiquei ouvindo a tal senhora por bons minutos. E ela, mais uma vez, falava sobre o que devemos fazer para evitar a inveja e o mau-olhado. Quanta estupidez! Essas estultícias, todavia, medram nas TVs. Nunca vão parar, já disse da razão.

Aliás, muitas igrejas fazem reuniões especiais para afastar a inveja alheia e o mau-olhado dos seus fiéis.

O que penso? Não devemos fazer nada, não há nada melhor do que ser invejado e ter sobre nós o mau-olhado alheio. É tudo inveja, e a inveja é irmã bastarda da admiração.

Nada de ficar sem invejas nem olho-grande. O bom é ser muito invejado, quanto mais, melhor, porque isso significa que temos o que o outro, os outros, não tem…

Ninguém inveja um inválido, um mendigo, um frustrado, um falido… Mas os espertos faturam alimentando as crenças dos ignaros, afinal, segundo eles o mau-olhado alheio nos seca os ossos e nos afunda…

Tudo crendice vã, quem tem os ossos abalados é o invejoso. Um bom aluno no colégio é vítima de bullying… Por quê? Porque o agressor queria ser o que a “vítima” é, vale dizer, um bom aluno, com boas notas.

A senhora na TV dava dicas do que fazer, dicas com pimenta, figas, arruda, fitas vermelhas, escalda pés, um somatório de inutilidades.

Queres ser imbatível? Investe em informação, boas leituras, não acreditar nas tolices religiosas, todas, e entender que inveja ou mau-olhado não tem qualquer força. A força está na ignorância de quem sente medo…

Mãos

“Que saco ter que lavar as mãos a toda hora…”!

Mais ou menos isso é o que tenho ouvido em razão do vírus chinês. Mas é a tal história, a “brasileirada”, de modo geral, é suja, vive limpando o nariz com a mão sem lenço, espirra e tosse na cara dos colegas, dentro dos ônibus e nada de educação.

Na crise geme e finge. Um povo desses tem a História que merece… A História do Brasil.

Ócio

Sem essa de crianças sem aula e só incomodando, com celulares para lá e para cá ou jogos eletrônicos típicos dos parvos.

Crianças que têm pai e mãe, raríssimas, estudam no mínimo quatro horas diárias em casa enquanto durar a quarentena escolar.

Só o que faltava ficarem na vadiagem, mas queres saber do pior? Vão sim ficar na ociosidade, são órfãos de pais vivos.

Falta dizer

Se essa história de ficar em casa, lojas fechadas, eventos sociais cancelados, ah, não tenha dúvida vai haver um sem-número de divórcios.

O que ia acontecer daqui a um tempo será antecipado. Os casais não se suportam e não veem isso? Veem, mas vão levando. A corda vai arrebentar mais cedo. Anote.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul