“Mentiras leves fazem bem à vida”

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

03/04/2019 - 07:04 - Atualizada em: 03/04/2019 - 07:49

O que seria de nós se não pudéssemos mentir? Simplesmente não existiria o mundo. O mundo resistiria a poucos minutos se um dia a mentira fosse retirada da condição humana. Sei que há alguns velhos mentirosos que dizem que não mentem, bolas, ao dizer isso já estão mentindo. Agora tem uma coisa.

Há mentiras e mentiras. Há mentiras que são pecados mortais. O sujeito vai para o inferno em razão dessas mentiras… Sabemos que há mentiras bandidas, criminosas, destruidoras. Deixemos essas mentiras de lado, os mentirosos que dela fazem uso logo, logo, se vão danar na vida. O que me traz a esta arenga, leitora, são as mentiras leves, quase inconsequentes.

E nem quero falar nas mentiras caridosas, aquelas, por exemplo, de não contar a alguém exatamente o que aconteceu ou está para acontecer, algo que vai fazer sofrer muito a uma pessoa amiga. Isso não é mentira, é piedade. Aliás, imaginemos um casamento sem mentiras, nem ele e nem ela dizendo pequenas mentiras… O casamento duraria alguns minutos… Mentiras leves fazem bem à vida, pronto! Acabo de ouvir sobre as cinco mentiras que contamos a nós mesmos para nos justificar nos gastos estúpidos e que nos leva a situações difíceis na vida financeira.

A 1ª mentira é – “Eu mereço”. O abobado, ele ou ela, diz que trabalha demais, que cuida da família, que cumpre com os deveres, isso e aquilo e que por isso “merece”. E daí, vai às compras.

A 2ª desculpa para endividamentos é – “Eu preciso”. O mentiroso mente que confunde precisar com desejar. E dessa mentira, vai lá e pimba, compra, afinal, está “precisando”… A 3ª desculpa é – “Eu estava infeliz”.

Ninguém resolve felicidade ou infelicidade senão por vontade própria, vontade que deve independer de alguém ou de algo. Só os idiotas colocam a felicidade nele ou nela ou em algo externo… Bobões.

A 4ª razão dos gastos indevidos é – “Não resisto”. Ah, não resistes, é? Interessante, mas há outras “coisas” que tu também não resistes, não é mesmo…

E por fim, a 5ª razão para os gastos indevidos é – “Eu posso”. Curioso, os ricos que de fato podem compram pouco, seguram o dinheiro. Já os estultos da vida, ô, esses não têm cura. Apesar de tudo, essas cinco mentiras não são pecados mortais, são veniais. O pessoal não vai perder o céu…

Cão
Um idiota andava em alta velocidade de bicicleta na Beira-Mar Norte em Florianópolis e levava ao lado, numa trela, um cão. O bichinho ia de língua de fora. – Ah, mas é para ele se exercitar! Não digas bobagem, parvo. Os bichos têm seus ritmos e momentos de exercícios, eles é que decidem correr ou caminhar, eles… Mas vá dizer isso aos estultos que transformam cães em escravos, vá!

Depressão
Fato. Ela é jovem, cheia de saúde, pelo menos aparentemente, e entrou em licença-médica no trabalho. Passava por uma crise de depressão. Ocorre que os amigos a viam nas redes sociais em boas festas às noites. Ué, depressão em baladas? Muito comum essa “mentiragem”. É caso de demissão imediata, mesmo durante o período de licença. Vá criar vergonha no olho da rua.

Falta dizer
Impressionante, gente de todas as idades sem educação e respeito no convívio social. Gente que tosse como se estivesse no meio do mato, espirram, esfregam as mãos nas testas sujas, põem dedos no nariz, tudo, de tudo, depois querem respeito ou estendem a mão suja para cumprimentar pessoas. Um horror. E em todos os ambientes de trabalho se vê isso, lixos. De lenço nunca ouviram falar… Cinco mentiras O mundo resistiria a poucos minutos se um dia a mentira fosse retirada da condição humana. Há mentiras que são pecados mortais. Há mentiras leves e caridosas, mas existem aquelas que servem para justificar gastos estúpidos.

Quer receber as notícias no WhatsApp?