“Fala, se queres que te conheça”

Foto Divulgação

Por: Luiz Carlos Prates

02/04/2019 - 07:04 - Atualizada em: 02/04/2019 - 07:49

Será por ignorância ou por prepotência? Seguido ouço homens (homens?) dizendo bobagens, machismos indevidos e indecentes, revelando-se como figuras miúdas e sem nenhuma dignidade, posto que (embora) ostentem títulos rútilos e tentem com os títulos se fazer respeitar.

Será que esses indecentes, bobões, não sabem que as pessoas se revelam pela fala? O vocabulário usado, os chulismos, as vulgaridades que se misturam a uma fala “descontraída” entrega o idiota na bandeja… Mas tem uma coisa: a sociedade ou a instituição a que o idiota pertence tem que lhe puxar as rédeas; sim, com esse tipo de gente não se puxam as orelhas, mas as rédeas.

É preciso que os pais ensinem os filhos desde cedo sobre a importância da fala como radiografia do caráter, da educação, dos bons princípios, enfim, que resultam da vida familiar. O brasileiro educado, probo, gente, deve reagir diante de “autoridades” ou abobados que se acham alguma coisa e por isso atravessam o sinal dos bons costumes e do respeito. Fala, se queres que te conheça! Esse princípio milenar da sabedoria do povo deve ser um mantra nas famílias e nas escolas.

O “mantra” deve ser ensinado e cobrado dos jovens e, mais que tudo, dos “velhos”, dos desrespeitosos. Segundo o princípio espírita do – “Cada um abrange a paisagem de acordo com o degrau em que se encontra na escada evolutiva”, é preciso que haja decoro, respeito e linguagem limpa para os que se acham em degraus superiores da sociedade humana. O curioso é que quem pensa que está num degrau superior costuma estar lá embaixo, ao rés-do-chão…

De um modo ou de outro, “autoridades” (autoridades?) não podem ser relevadas ou levadas na brincadeira com seus disparates linguísticos e reveladores. Quem não aprendeu a controlar a língua, e se imagina num degrau mais elevado na ordem social, deve ser duramente admoestado ou punido.

Jamais esse tipo deve ser levado na brincadeira… E como diz o verbo popular, brincando, brincando, o diabo empurrou a mãe de cima da ponte… É muito mais educativo e exemplar ouvirmos um “empolado” do que ouvir um parvo sem freios e controles na língua. Reação já, imediata. Pensa estar lá em cima nos degraus sociais? Limpa a boca antes de falar. Certo? Acho muito bom.

Viver

Gosto de frases. Volta e meia, vou à procura de uma. Hoje achei esta: “Viver é adaptar-se”. Concordo e discordo. Quem se adapta deixa de sofrer, quem não se adapta vai viver sofrendo. O diacho é nos adaptarmos a uma maioria que não titubeia em pôr a mão onde não deve, desrespeita o que pode e ergue a voz na cobrança de direitos. Como se adaptar à maioria dos brasileiros? Maioria, eu disse…

Falta dizer

Guri, guria, deixe de ser imbecil, cresça, invista em sua cabeça. Leia bons livros, melhore o vocabulário da fala, articule com clareza e leia jornal todos os dias. Terás o que dizer e silenciarás os abobados dos celulares, os que nada tendo a dizer só dizem bobagens. Desculpe, perdi tempo, só os inteligentes fazem isso.

Quer receber as notícias no WhatsApp?