Baita perda de tempo – Leia a coluna de Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

14/12/2022 - 08:12

Nossa maior perda de tempo na vida é invejar alguém. Essa inveja nasce de imaginarmos que a pessoa invejada vive plena de felicidade. Crasso engano. Essa outra pessoa, não raro, vive suspirando para encontrar a felicidade, posto que viva, ou possa viver, numa mansão, tenha dinheiro sobrando e muitos admiradores.

Mas é aquela coisa de julgarmos os outros pela aparência. Esse vício é inextirpável das cabeças humanas. Vamos lá. Se não podemos viver nos sapatos alheias, que sejamos gerentes competentes do único produto que podemos gerenciar: nós mesmos.

E vamos combinar, leitora, como há “gerentes” ruins por perto, a começar por muitos dentro de nossas famílias. Precisamos lembrar que somos produtos, produtos sociais. Temos uma “embalagem” externa e temos uma “qualidade” interna.

O que nos vai dar circulação no mercado humano é a qualidade que de início não aparece: nossos valores internos. Podemos atrair “consumidores”, admiradores, pela nossa embalagem externa, beleza física. Mas essa beleza rapidamente se deteriora.

Quem um dia casou com a Miss Mundo sabe que semanas depois ela não tem nada mais de Miss Mundo para ele, o pombinho parceiro. Vale para ela diante do Apolo que ele parecia ser. Apolo coisa nenhuma, um boco-moco alinhado, e olhe lá.

Temos que viver bem, numa amigável, simpática e duradoura relação, com nós mesmos, isso sim. De um dia para outro, temos que dar um passo à frente. Um pequeno exemplo: de ontem para hoje temos que ter aprendido mais uma palavra em língua portuguesa. Aprendemos? Não? Então ficamos parados, e parados recuamos.

Todos os dias um pingo nos “is” da vida. Guardamos de ontem para hoje 10 reais para a poupança? Não sobrou? Um passo atrás. Aprendemos algo de novo ou buscamos aprender para melhorar o nosso trabalho? Não? Então, ficamos mais perto do “olho da rua”.

Pensamos em como fazer algo de agradável para ele ou para ela no casamento? Não? Então ficamos mais perto da “indiferença” dele ou dela, ou, pior, mais perto da separação.

E assim com tudo. Se cuidarmos de nós mesmos colocando algo de novo diante do nariz todos os dias, vamos diminuir nossas invejas, invejas que são a maior estupidez humana. Que os outros nos invejem. E queres saber, leitora, muitas de suas amigas, silenciosamente a invejam. Celebre!

TURISMO

Florianópolis é uma cidade para turismo de quem tem pouco dinheiro, sabe-se de há muito, quem tem dinheiro vai para mais longe… Mas para os que pensam em “gozar” as praias de Floripa, é bom não esquecer que as praia estão muito sujas, o barulho das caixas de som está liberado e ainda por cima cachorros perigosos, pitbulls, soltos, sem corrente, “brincando”. Liberação geral. Sem falar nos preços de tudo, estão fora de controle. Quem avisa…

FRASES

Certas frases são como certos remédios, amaríssimos, mas… Produzem consciência. Uma frase como esta, por exemplo: – “O para sempre tem data para acabar”. Vamos convir, um horror. Todavia, quem a pode contestar? Nada é para sempre, tudo vai acabar. É duro aceitar essa frase, especialmente diante dos nossos prazeres e dos nossos amores. Em razão dessa verdade é que budistas milenares nos lembraram a viver intensamente o aqui e agora. Nossos únicos para sempre…

FALTA DIZER

Saudade dela. Claro, da Copa. A Copa do Mundo nos distrai, nos faz pensar longe e desejar o melhor, a Copa nos aproxima de amigos e parentes, momentos em que estamos todos juntos num mesmo propósito. Saímos da rotina, nos sentimos um pouco crianças… Copa, volta logo, querida!