Esse tratamento super completo é o exercício físico. Quando ocorre o diagnóstico de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto e depressão a maioria dos médicos e pacientes supervalorizam tratamentos baseados na prescrição de remédios, e o fortalecimento do corpo e da mente são menosprezados. E se déssemos a mesma importância que dão para o uso de medicamentos para fazer exercícios todos os dias?

Além de contribuir com a saúde mental, o exercício físico reduz o risco de ter diabetes, hipertensão arterial, infarto do coração, AVC, cânceres de mama, intestino, próstata (dentre outros), doenças neurodegenerativas (como Alzheimer, Parkinson). E reduz o risco de morte como um todo. Auxilia também no tratamento da depressão e da ansiedade e das dores crônicas, importantíssimo para quem sofre com enxaqueca e fibromialgia.

Praticando um pouco de atividade física todos os dias, ideal 30 minutos por dia, como caminhada, bicicleta, musculação ou pilates, o organismo adoece menos, pois ocorre o fortalecimento do sistema imunológico. Se a pessoa estiver doente, consequentemente muito menos remédios serão necessários. E devido a melhora do funcionamento do sistema de defesa do organismo ajuda a proteger também contra a Covid 19. Ou seja proporciona melhora da saúde em sua completude.

Não precisa ser um atleta e nem gastar dinheiro com academia. Todos podem fazer um pouco mais de exercícios. Em Jaraguá do Sul não faltam opções para prática de esportes ao ar livre, pode-se caminhar nos vários parques, correr na pista de atletismo, andar de bicicleta nos 70km de
ciclovias espalhados pela cidade. E exercícios resistidos, ou seja com uso de carga, podem ser realizados no próprio domicílio com halteres e elásticos.

Com os músculos mais fortalecidos reduz-se a chance de quedas e fraturas. Fazer exercícios é uma forma de auto-cuidado, tirar um tempo do dia para você mesmo e não para cuidar dos outros e resolver problemas. Conforme envelhecemos, mais perdemos força, autonomia, equilíbrio e independência. O exercício é o melhor remédio para reduzir riscos e auxiliar no tratamento de várias doenças, traz bem estar e melhora a autoestima, melhora o sono, e a percepção de melhora da qualidade de vida. Inicie essa mudança por você, comece hoje mesmo!

Onde encontrar

Clínica Soprus: Rua João Planincheck, 618, Nova Brasília, Jaragua do Sul -SC

Médica especialista em Neurologia (CRM SC 30733 - RQE 20463) pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Mídia social: @draerikatavaresneuro
Contato: (47) 3373-4252 | (47) 98402-5034
Email: erikatavaresneuro@gmail.com