Mais estrutura para saúde pública de Jaraguá do Sul

Editorial OCP News

Editorial OCP News

Por: Editorial

11/09/2020 - 06:09

Por Nelson Luiz Pereira _ conselheiro editorial do OCP

Dentre tantas variáveis norteadoras que compõem o plano de gestão de qualquer governo, o entendimento das prioridades e expectativas da população, talvez seja a mais observada.

Nossa realidade brasileira aponta que, numa escala de importância dos serviços públicos, o item considerado prioridade nº 1 é a saúde.

Na sequência vem geração de emprego, depois segurança, educação e outros. Reportando-nos à nossa realidade jaraguaense, o que se verifica aqui, é um olhar diferenciado e visionário para com essa ordem de prioridade.

Diferente do padrão brasileiro, aqui a saúde também é prioridade nº 1, porém, logo seguida de educação. Há total coerência nessa ordem, já que, uma população com saúde educa-se melhor. Por conseguinte, uma população bem educada, tem reflexo direto no emprego, na segurança e demais prioridades.

Sustentada nesse modelo, a população de Jaraguá do Sul, passou a contar, nessa semana, com uma nova Unidade de Apoio ao Pronto-Socorro (UAPS) instalada ao lado do Hospital São José (HSJ).

A Unidade atenderá, contingencialmente, demanda de pacientes suspeitos de Covid-19, agregando à estrutura da saúde, mais um ponto de acolhimento enquanto persiste a pandemia, conjugado com o Pronto Atendimento Médico e Ambulatorial (Pama) e com o teleatendimento.

Passada a pandemia, a respectiva Unidade incorpora-se à atual estrutura, representando uma maior capacidade de atendimento geral. Uma conquista importante para a saúde, ao mesmo tempo que busca se adequar ao crescimento populacional da cidade, além das demandas externas.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul