Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A indústria catarinense tem seu custo logístico incrementado por conta da precariedade das rodovias estaduais

Por: Editorial

11/05/2023 - 06:05 - Atualizada em: 11/05/2023 - 08:17

 

A logística, sobretudo de transporte, constitui um dos principais custos industriais. Recente pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) apontou que o padrão da malha viária de Santa Catarina é, praticamente, o mesmo da década de 1970.

Só esse fator, desconsiderando outros tantos, já justifica o considerável crescimento dos custos logísticos das indústrias que tem se registrado nos últimos anos. Os estudos indicam ainda que o Brasil destina pífios 0,1% do seu Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura viária.

Particularmente, Santa Catarina carece de planejamento e investimentos públicos nesse estratégico setor. Essa deficiência nos coloca na incômoda condição paradoxal de sermos um estado com alto dinamismo industrial, mas, com baixo padrão infraestrutural.

Vale destacar que o aumento da eficiência das indústrias tem compensado, em partes, esse indesejado incremento de custo. Entretanto, é necessário e urgente que o governo faça sua parte.

Diante desse cenário, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentaram na terça-feira (9), um estudo diagnóstico acerca dos impactos da infraestrutura viária do estado, com o propósito de sensibilizar as autoridades estaduais e federais sobre a necessidade de investimentos nesse setor, como forma de não comprometer a competitividade industrial. Espera-se celeridade.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp