Quem já não foi visitar belos lugares do interior de Jaraguá do Sul ou de cidades vizinhas e voltou com a imagem de uma paisagem exuberante na cabeça, mas com muitas picadas de maruim pelo corpo? E se para alguns isso ocorre de vez em quando, imagina para quem tem contato com este mosquito todos os dias.

Por isso que a pesquisa de uma solução para acabar, ou pelo menos amenizar, o ataque e proliferação do maruim é tão importante para nossa região. Esta semana iniciou em Jaraguá do Sul o ciclo de apresentações públicas sobre o Projeto Maruim.

As apresentações seguem até o fim do mês nas seis cidades que integram a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e são realizadas pelo responsável técnico do Laboratório de Inovação da Amvali Gilmar Erzinger. Na segunda-feira (15) é a vez de Guaramirim, receber a apresentação às 18h, na Câmara de Vereadores.

De acordo com Erzinger, o Projeto Maruim é resultado de mais de uma década de pesquisas que resultou na criação do Controlador Bioativo do Maruim (CBO), produto sem interferências no ecossistema e culturas rurais e que promete eliminar os focos de proliferação do maruim.
Agora foram selecionados nove propriedades em toda a região que receberão os testes iniciais, já em agosto.

A partir disso, iniciará a distribuição do insumo para as secretarias de agricultura de cada município e a capacitação dos produtores rurais, que serão responsáveis pela aplicação do controlador.

Homenagem

Uma foto e o nome do vereador Marcos Mannes, falecido em 2010, foi colocada esta semana na galeria de prefeitos na entrada da prefeitura de Guaramirim. A iniciativa foi do prefeito Luís Antônio Chiodini (PP) que quis prestar uma homenagem a Mannes que foi chefe do executivo de Guaramirim, em exercício, em julho de 2009.

“Foi preenchida esta lacuna de nossa história. Marcos Mannes foi um homem público correto, honesto e pensava sempre no melhor para Guaramirim”, enalteceu o prefeito.

Participaram da solenidade familiares de Mannes, vereadores, secretários e servidores da Prefeitura.

Foto:Divulgação

100 anos

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou sessão solene nas dependências da Sociedade Caxias, em Santa Luzia, em comemoração aos 100 anos do bairro. A proposição foi do presidente da Casa Marcelindo Carlos Gruner (PTB) como forma de reconhecer e valorizar a história do local. Participaram do evento, autoridades municipais e do Estado e moradores do bairro.

Foto: Divulgação

 

Aniversário

A Prefeitura de Guaramirim lança na próxima terça-feira (16) a programação do aniversário de 70 anos do município, comemorado em agosto. Uma das novidades deste ano será o lançamento da campanha "Nossa casa é aqui" que pretende levar os moradores de Guaramirim a desfrutar mais do que acontece na cidade e fortalecer essa ligação com o município. A ideia da campanha é também levar as pessoas a valorizarem a cidade por meio de ações  nas redes sociais.

Semáforos

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo de Jaraguá pretende adquirir semáforos inteligentes, que funcionam através de luz solar e baterias. O valor para compra destes equipamentos é R$ 600 mil e a autorização para o uso do recurso foi aprovado pela Câmara de Jaraguá esta semana.

Carteira

Quando assumiu como prefeito de Jaraguá do Sul, em setembro passado, o vereador Anderson Kassner (PP) assinou a criação de projeto de lei determinando a criação da CIA (Carteira de Identificação do Autista), para ser utilizada no comércio, repartições públicas, estabelecimentos de saúde, entre outros. A entrega dos primeiros documentos ocorreu esta semana.

Ônibus escolares

Ocorre na segunda-feira (15), na base aérea de Florianópolis, a entrega de 74 ônibus escolares para 64 municípios. Os recursos, no valor de R$ 14 milhões, para a aquisição da frota são oriundos de emenda coletiva dos parlamentares em exercício em 2017. Um dos deputados que integrava o grupo da emenda é Rogério Peninha (MDB). Massaranduba está será a única cidade da região do Vale do Itapocu a receber um ônibus.

Adiada

Estava prevista a vinda do presidente Jair Bolsonaro (PSL) para o Estado para acompanhar a entrega dos ônibus, mas na sexta-feira (12), a assessoria da presidência informou que ele não virá mais e que será representado pelo ministro da Casa Civil Onyx juntamente com o ministro da Educação Abraham Weintraub.

Novo diretor

Assumiu esta semana o novo diretor do Instituto Jourdan de Jaraguá do Sul Otoniel da Silva, que fica no lugar de Luís Fernando Marcolla que foi exonerado há cerca de uma semana. Otoniel é arquiteto e urbanista, filiado ao MDB, e já trabalhou na Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e na prefeitura de Schroeder.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger