Lançamento de projeto inédito de inserção de adolescentes em Jaraguá do Sul pode contar com a presença de ministra

Foto: Claudio Costa

Por: Áurea Arendartchuk

11/09/2019 - 05:09

A assessoria da ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves informou ontem ao promotor da Infância e Adolescência de Jaraguá do Sul Rafael Meira Luiz, que pretende estar presente no lançamento do Projeto Cidadão do Futuro a ser realizado no próximo sábado (14), às 9h, no 14º Batalhão da Polícia Militar do município.

De acordo com o promotor Rafael, o projeto será focado na condução de adolescentes encaminhados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que estiveram envolvidos em delitos leves e que vêm de famílias em vulnerabilidade social.

No Projeto Cidadão do Futuro, os adolescentes terão 96 horas de aulas e atividades, com duração média de três meses. As atividades acontecerão todos os sábados no Batalhão da PM de Jaraguá do Sul e incluem desde aulas de cidadania, prática de esportes, almoço e a manutenção das áreas do batalhão, acompanhada dos policiais. A primeira turma, formada de 12 alunos, já inicia as atividades no próximo sábado, logo após o lançamento do projeto.

“Trata-se de uma iniciativa inédita no País que foi formulada por representantes de diversos segmentos” comenta o promotor.

Segundo Rafael este ineditismo chamou a atenção da ministra Damares que poderá estar presente no lançamento. O projeto será viabilizado numa parceria entre o Ministério Público, Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Polícia Militar e Rotary.

Santa Catarina mais segura

Jaraguá do Sul, que comprovadamente está entre as cidades mais seguras com mais de 100 mil habitantes do País, será citada como case de segurança nesta quarta-feira (11) no 1º Encontro Estadual sobre Segurança que acontece em Florianópólis. No encontro serão discutidas iniciativas, inspirações e ações para uma Santa Catarina mais segura. O prefeito Antídio Lunelli (MDB) , o coronel Amarildo Alves (comandante 12ª RPM) e o tenente coronel Márcio Leandro Reisdorfer (comandante do 14º BPM) estarão presentes. Inclusive Reisdorfer e Alves apresentarão o Case Jaraguá do Sul: a cidade mais segura do Brasil.

 

Objetivo

O encontro tem como objetivo realizar um intercâmbio entre a sociedade civil organizada, as instituições de segurança pública e o governo do Estado, para discussão do tema e atualização de conceitos, ferramentas e estratégias dinâmicas para conscientização do cidadão catarinense. O encontro contará com a parceria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Polícia Militar de SC e governo do Estado.

“Ver que Jaraguá do Sul é exemplo para todo o estado e até mesmo para o Brasil nos orgulha muito em qualquer área, mais ainda dentro da segurança pública. Teremos figuras importantes acompanhando essa explanação sobre nossa cidade, reforçando nosso modelo de integração entre forças de segurança, Prefeitura e comunidade”, comenta o prefeito Antídio Lunelli.

Cerca de 380 pessoas participarão do evento entre lideranças políticas, públicas e empresariais de Santa Catarina.

Revista

A Prefeitura de Jaraguá do Sul lança na próxima sexta-feira um produto inédito na região para a divulgação do município, trata-se da revista Turismo, Eventos e Negócios. O lançamento será às 8h, na Chiesetta Alpina. Na mesma oportunidade, também será lançada a quinta edição da Revista Prestando Contas da administração.

Parceria

A Escola do Legislativo da Associação de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) fechou parceria esta semana com a Escola do Legislativo da Câmara de Blumenau para promoção e divulgação de mais um evento do Programa Interlegis do Senado Federal a “Oficina Cidade Inteligente, Gestão Eficiente”. O curso será realizado no dia 18 de setembro, na Câmara de Blumenau.

Estão sendo convidados vereadores, agentes públicos e servidores públicos que atuam com a gestão municipal no desenvolvimento de projetos urbanos.

Colegiado

A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) realiza na quinta-feira (12) reunião do colegiado de prefeitos integrada por Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder. A reunião terá como pauta o Programa Recuperar do governo estadual que propõe parceria entre associações para recuperação de estradas estaduais.

 

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger