“Mobiliário externo: conforto e durabilidade”

Por: Eixo 11

20/08/2019 - 17:08 - Atualizada em: 20/08/2019 - 17:23

As áreas externas de lazer se tornaram um refúgio para as pessoas, onde podem relaxar, receber seus amigos e familiares e estar em contato com a natureza.

Para proporcionar um ambiente mais aconchegante e eficiente é necessário tomar alguns cuidados na hora de escolher o mobiliário, visando não apenas o conforto, mas também a durabilidade, a resistência às intempéries e manutenção.

É importante observar que existem materiais que são mais indicados para estes ambientes, devido principalmente ao contato com as mudanças climáticas (como chuvas e ventos).

Uma forte tendência de decoração são os materiais entrelaçados, como os móveis feitos de fibra sintética e de corda náutica. A fibra sintética tem seu acabamento similar à palha, já a corda náutica está cada vez mais presente nos mobiliários e itens de decoração, principalmente devido à sua versatilidade.

Ambas agregam sofisticação ao ambiente, com variedade de estilos, trançados e cores, muito resistente à variação climática e de fácil limpeza.

Outro material que é muito utilizado e possui boa resistência é o alumínio, ele é bonito, leve e de fácil limpeza. Uma dica importante é escolhê-lo em sua cor natural, pois os que possuem pigmentação podem descascar com o tempo.

Para garantir sua maior durabilidade é preciso evitar contato constante com a água, principalmente com cloro.

A madeira é um ótimo material para ser utilizado nas áreas externas, quando recebe o tratamento adequado, como vitrificação ou camada acrílica. É um clássico e se integra bem ao ambiente, mas é necessário haver manutenção frequente para garantir a durabilidade.

O conforto é fundamental. Para utilizar móveis, como sofás, chaises, poltronas acolchoadas em áreas externas é necessário escolher tecidos impermeáveis e de simples manutenção. Atualmente a variedade destes tecidos é imensa em cores e estampas, podendo criar combinações de acordo com cada estilo.

Artigo escrito pelas arquitetas e urbanistas Jeanita Bonato (CAU/SC A135996-7) e Mariana Silva (CAU/SC 199214-7).

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram