“Ponto de equilíbrio”

Foto Pixabay

Por: Andreia Chiavini

14/08/2020 - 10:08

Equilíbrio é a palavra-chave para tudo na vida, o excesso pode fazer mal, e a falta também é um sinal de risco. Sempre que pensamos em ter qualidade de vida, logo imaginamos um corpo e uma mente em perfeita harmonia. Afinal, se investimos na saúde de um e esquecemos do outro, comprometemos o todo.

Quando o físico e o mental caminham juntos, as coisas tendem a correr bem, seja na vida profissional ou pessoal. Não é uma tarefa fácil, na verdade, é uma busca constante, um caminho a ser trilhado e muitas vezes não investimos o nosso tempo e nem direcionamos o nosso olhar para esta constância por sentir que gastamos muita energia.

O fato é que, para conseguir o ponto de equilíbrio precisamos estar dispostos a investir em nós mesmos, em uma mudança de comportamento, abandonar velhos e nocivos costumes e incorporar no dia a dia; mesmo que aos poucos; hábitos saudáveis e prazerosos que nos levem ao ganho de bem-estar, da felicidade. Podemos iniciar com um ponto básico, a alimentação.

O alimento é nosso medicamento diário, a qualidade do que se coloca no prato faz toda diferença. Incluir alimentos saudáveis ao cardápio, fará com que não seja preciso encarar dietas restritivas que alteram o humor e trazem apenas resultados paliativos.

Um segundo passo é a busca pela mente tranquila, escutar o silêncio e olhar para si. Entre várias técnicas, a meditação é excelente e pode ser realizada em qualquer lugar, sozinho ou de forma guiada. Parece um pouco difícil no começo, mas com o passar do tempo, você vai se sentindo confortável e percebe o quanto seus pensamentos vão se acalmando.

Mesmo que você disponha de pouco tempo, os resultados são excelentes. Valorize o seu sono, há quem considere dormir uma perda de tempo, no entanto, o corpo não compartilha dessa opinião.

Embora cada pessoa tenha seu relógio biológico e suas necessidades específicas, o sono é vital para garantir o funcionamento do organismo, já que reforça a imunidade, renova as células, neutraliza radicais livres e consolida a memória. Quando você é privado do sono, fica irritado, cansado e sente dores de cabeça? Por isso é importante criar uma rotina na hora de dormir.

Pratique exercícios, é cientificamente comprovado que a prática de exercícios físicos proporciona qualidade de vida. Para um dia cheio, é um santo remédio. O corpo é uma máquina e precisa de cuidados. Quando deixamos uma máquina enferrujar ela começa a funcionar mal.

O corpo deve ser cuidado como uma joia rara, um santuário sagrado que guarda nosso bem mais precioso, a nossa alma. Ele é o reflexo de tudo o que sentimos, pensamos e fazemos.

E me aprofundando um pouco mais no corpo humano, o equilíbrio é a base para a realização correta de qualquer movimento. Para conseguir desempenhar uma atividade física, primeiramente, é necessário resistir as forças da gravidade, ter estabilidade e habilidade de controlar um movimento, para posteriormente fortalecer os músculos e aperfeiçoar seus movimentos.

Os estímulos físicos devem ser constantes na nossa vida, pois o equilíbrio e a coordenação motora são habilidades que se perdem com o passar da idade. Quanto mais atenção e cuidado tivermos enquanto jovens, maior a chance de termos autonomia e saúde no futuro quando formos idosos.

Percebe como é importante manter um equilíbrio físico e mental? Somente assim conseguiremos resultados sólidos para o bem-estar.

Se o principal motivo é a falta de motivação, seja a sua motivação, a sua inspiração, seu ponto de equilíbrio. Busque mais de si mesmo, seja na atividade física, seja no comportamento mental.

Somos muito mais resilientes do que pensamos e podemos interferir diretamente na forma de como vamos viver.

Andréia Chiavini Pilates e TRX

Endereço: Rua José Theodoro Ribeiro, 1051, bairro Ilha da Figueira
Contato: (47) 9 9983-3419 (WhatsApp)
Redes sociais: Facebook e Instagram | Site: www.andreiachiavini.com.br