Surfarão a onda do novo mundo tecnológico, quem melhor interpretar, se capacitar e se moldar a essa nova ordem.
É importante considerar que, doravante, o ritmo de geração de empregos se orientará sobre novos paradigmas de criação, produção, distribuição e consumo de produtos, serviços e soluções. Isso significa que a incorporação de tecnologias em larga escala na dinâmica da vida e dos negócios, regida pela combinação do Big Data com o emprego da inteligência artificial, demandará um novo padrão de profissional.
Vale ressaltar que a pandemia, não obstante as perdas e dados de toda ordem, intensificou sobremaneira o processo de digitalização, bem como, o uso de tecnologias nas organizações. O reflexo disso tem sido o crescimento da oferta de vagas para profissionais das áreas de tecnologia.
Atentos a esse novo cenário, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), unem expertises na viabilização do programa DEVinHouse, com foco na formação de talentos em áreas tecnológicas. O respectivo programa consiste em uma jornada de aceleração de carreiras destinadas a jovens e adultos, que já atuam ou que buscam avançar nas áreas voltadas à Tecnologia da Informação (TI).
Cabe, por fim, evidenciar que o ritmo da geração de empregos não dependerá somente da saúde da economia, ou de parcerias público-privadas, mas também da atitude de cada cidadão pela busca de conhecimento de forma contínua.