Caroline Obenaus Cani
Arquiteta, vice-presidente de Comunidade e Urbanismo da Acijs
De todos os atributos e valores que qualificam Santa Catarina, seja por sua economia bem-organizada ou por sua privilegiada e exuberante geografia, há um elemento singular fortemente presente na população de nosso estado. De modo muito especial, este valor é uma referência de cidadania em Jaraguá do Sul e nos municípios de nossa região: o seu perfil solidário e engajado às causas sociais.
Em nossa cidade, há vários e notáveis exemplos do quanto podemos participar na construção de um lugar cada vez melhor. Entidades como APAE, AMA, Rede Feminina e tantas outras que se dedicam a diferentes causas, na atenção a quem precisa, merecem ser cada vez mais estimuladas.
O apoio em estrutura e recursos, mas também com pessoas da sociedade engajadas nos projetos, trazem mais fortalecimento para as instituições. Em outras frentes, o voluntariado também está presente nos grupos dedicados ao bem-estar e qualidade de vida, como por exemplo o Jaraguá Mais Saudável.
Há ainda um voluntariado que por vezes passa despercebido, mas com igual valor pelo que representa em dedicação a uma causa maior. O associativismo é um destes movimentos sociais, presente em segmentos diversos, mas com o propósito de colaboração mútua entre os envolvidos e com o intuito de um crescimento conjunto, em seus negócios, e para um bem maior, da nossa cidade e da nossa região.
A Acijs historicamente segue em direção a um desenvolvimento sustentável do Vale do Itapocu. Há mais de oito décadas, suas diretorias têm atuado de forma voluntária e colaborativa na gestão da entidade, assim como se integrando a diversos conselhos e comitês na comunidade.
Apenas como parâmetro, de janeiro a dezembro de 2021 foram dedicadas em média mais de 800 horas/ano em reuniões de diretoria, além do tempo destinado a participações em reuniões junto a mais de 20 conselhos municipais e comitês em várias esferas do município.
É uma missão a qual a classe empresarial tem se dedicado com muito empenho e em motivação constante para que este movimento do bem se fortaleça e alcance sempre mais pessoas. Afinal, se cuidamos da nossa casa, se valorizamos o que está no nosso entorno, geramos um efeito positivo para o coletivo. Os relacionamentos que construímos e os valores que alcançamos juntos como organização, são o espelho da cidade, do estado e do país que todos queremos.
A Acijs é motivada pelo sentimento associativista que, entendemos, nos permite afirmar que juntos somos mais fortes, e que uma cidade economicamente bem resolvida não cresce sem cuidar das pessoas, sem ter o olhar social a quem precisa.
Nessa direção, criamos o “Comitê de Responsabilidade Social” dentro da Acijs, formado por entidades sem fins lucrativos. O objetivo é mobilizar o debate e a troca de informações entre as entidades, dar apoio institucional aos projetos que sejam desenvolvidos pelo comitê, e ajudar na articulação das ações.
A conexão, e a troca já fazem parte da essência do associativismo da Acijs, acreditamos que com os trabalhos sociais também é possível.