Em reunião na tarde desta quarta-feira (6) com o Comando-Geral da PMSC, os deputados estaduais Antídio Lunelli (MDB) e Dr. Vicente Caropreso (PSDB), ao lado do prefeito de Jaraguá do Sul Jair Franzner (MDB), reivindicaram uma série de pautas relacionadas à segurança na região. Entre elas, o aumento do efetivo do 14º Batalhão.
O comandante-geral da PMSC, Aurélio Pelozato, adiantou que o pedido será atendido quando o concurso público da instituição, suspenso pelo STF, for liberado. Enquanto isso, a solução apontada para a falta de policiais em diversas regiões de Santa Catarina será a contratação de militares temporários.
Conforme Pelozato, projeto de lei que será encaminhado à Alesc prevê que os novos policiais atuem como médicos, dentistas, assistentes sociais e também no atendimento de ocorrências pelo 190. Com os temporários nessas funções, mais policiais efetivos poderão agir nas ruas dos municípios catarinenses.
Os deputados Lunelli e Caropreso aprovaram a medida e se comprometeram em trabalhar pela aprovação do projeto no Legislativo. “Esse modelo não é novidade no Brasil. O Exército, por exemplo, já o adota. Então, é uma forma de ampliarmos o efetivo da PM e oferecer um atendimento mais eficaz para nossa população, tanto nas ruas quanto nas chamadas urgentes, nos primeiros socorros e outros serviços”, pontua Lunelli.
O deputado Caropreso destacou que o 14º Batalhão está no seu limite operacional e que as ações anunciadas pela PMSC devem ajudar, neste primeiro momento. “Também saímos da reunião com o compromisso de que as operações policiais em Jaraguá e região serão intensificadas e avançamos no debate sobre ampliar a rede de proteção social para o policial militar”, avalia.
A previsão do comandante-geral é que 3 mil novos militares temporários passem a atuar no Estado. Para o prefeito de Jaraguá, a reunião foi positiva. “O aumento da criminalidade na região nos preocupa muito, principalmente com os últimos acontecimentos. Mas, saímos daqui com boas notícias e penso que, num curto período de tempo, vamos conseguir melhorar essa questão”, enfatiza.
Sobre a ampliação do prédio de videomonitoramento, que funcionará na antiga sede da Câmara de Vereadores, o comando-geral garantiu que o projeto está em andamento.
Dr. Vicente promove evento de valorização e autoestima feminina
Na última segunda-feira, 4 de março, cerca de 180 mulheres participaram da palestra “Imagem Pessoal e Autoestima”, ministrada pela coach Thayse Deretti. O evento, realizado no Clube Baependi, em Jaraguá do Sul, foi organizado pelo mandato do deputado estadual Dr. Vicente Caropreso e marca a proximidade do Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado nesta sexta-feira, 8 de março. Durante o evento, foram arrecadados produtos de higiene e cuidado pessoal, os quais serão repassados ao Instituto Borboletas, dedicado a promover a autoestima de mulheres em situação de carência.
Posse TRE
Será realizada na sexta-feira (8) a sessão de posse da desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta como presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), em sucessão ao desembargador Alexandre d’Ivanenko. A magistrada ocupa atualmente no Tribunal os cargos de vice-presidente e corregedora. O desembargador Carlos Alberto Civinski será empossado como novo vice-presidente.
Perfil
A desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta é natural de Joinville e ingressou na magistratura catarinense em 1985 como juíza substituta do TJSC, atuando em diversas comarcas do estado. Também foi juíza eleitoral em diversas zonas eleitorais, na categoria Juíza de Direito. Tomou posse em 2000 como juíza de Segundo Grau do TJSC, sendo promovida, em 2005, ao cargo de Desembargadora, atuando desde então na Terceira Câmara de Direito Civil do TJSC, que atualmente preside, no grupo de Câmaras de Direito Civil e no Órgão Especial do Tribunal de Justiça.