Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Comarca de Jaraguá do Sul passa a contar com uma Vara de Recuperações Judiciais 

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

07/12/2023 - 06:12

 

A instalação de uma Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais na Comarca de Jaraguá do Sul foi comemorada pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), na Assembleia Legislativa esta semana. A inauguração do espaço que fica no edifício Blue Chip Centro Executivo, no bairro Jaraguá Esquerdo, ocorreu na segunda-feira (4).

“A ação atendeu um pedido do nosso mandato, da subseção da OAB do município e demais entidades. Jaraguá é uma cidade empreendedora e dinâmica. É o 7º maior PIB do estado e precisava desse instrumento que proporcionará maior celeridade para desafogar o andamento de processos judiciais”, disse Dr. Vicente.

Ele lembrou que no mês setembro esteve reunido com o então presidente do TJSC, João Henrique Blasi, para tratar do tema. Na ocasião, o magistrado confirmou a instalação da nova vara.

A nova unidade ficará sob o comando do juiz Uziel Nunes de Oliveira e terá como competência processar e julgar falências e recuperações judiciais e extrajudiciais de 1.190 processos redistribuídos das comarcas de Araquari, Ascurra, Balneário Piçarras, Barra Velha, Blumenau, Garuva, Gaspar, Guaramirim, Indaial, Itapoá, Joinville, Penha, Pomerode, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul e Timbó.

Inicialmente, atuará com processos de falência e recuperação judicial de Jaraguá do Sul e Guaramirim, e de recuperações judiciais das outras comarcas. Após seis meses, haverá um novo estudo para que a vara alcance competência plena nas regiões Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí.

Vara da Infância e Juventude

Agora a Comarca de Jaraguá do Sul passa a ter dez unidades jurisdicionais, incluindo a Vara de Infância, Juventude e Anexos, instalada no fim do mês de outubro.

Segundo Caropreso, a instalação de uma vara exclusiva da Infância e Juventude foi outra importante conquista deste ano. De acordo com o parlamentar trata-se de uma demanda antiga que também foi pleiteada por ele em resposta à mobilização da comunidade do município liderada pela vereadora Nina Santin e Subseção da OAB para desafogar e dar mais agilidade as ações que envolvem, principalmente, menores em situação de vulnerabilidade.

 

Voluntariado

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou e entregou na terça-feira (5) moção de aplausos para Rolf Botho Hermann, de 91 anos, pelo exemplo de dedicação ao próximo e pelo voluntariado desenvolvido no município. A homenagem partiu dos vereadores Nina Santin Camello (PP), Ademar Braz Winter (PSDB), Anderson Kassner (PP), Jair Pedri (PSD), Jeferson Cardozo (PL), Jonathan Reinke (Podemos), Luís Fernando Almeida (MDB), Osmair Luiz Gadotti (MDB) e Sirley Maria Schappo (Novo). A moção destaca a importância do Dia Internacional do Voluntário, comemorado em 5 de dezembro e estabelecido pela Organização das Nações Unidas desde 1985.

Além de ser um empresário bem sucedido e fundador da Carroçarias Argi, Rolf Hermann tem tem uma longa trajetória de dedicação ao voluntariado em diversos setores da sociedade jaraguaense. Ele foi um dos fundadores do Grupo Escoteiro Jacoritaba e desempenhou papel fundamental na construção da sede do grupo em Jaraguá do Sul. Além disso, presidiu a Sociedade Cultural Artística (Scar) e a Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), contribuindo significativamente para a construção das sedes dessas instituições.

Hermann também foi presidente do Rotary Club do município e governador distrital da entidade. Recentemente, realizou o plantio de várias mudas de árvores pelas ruas da cidade, demonstrando seu compromisso contínuo com a preservação ambiental e o bem-estar da comunidade.

Foto: Divulgação

 

Parques Lineares

A Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc aprovou requerimento do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) convidando o promotor do Meio Ambiente de Jaraguá do Sul, Alexandre Schmidt dos Santos, para que ele fale sobre as medidas capazes de diminuir os impactos das cheias nos municípios catarinenses. A data da audiência pública ainda será divulgada. O promotor explanará, entre outras coisas, sobre a experiência com o Parque Linear da Via Verde, localizado no bairro Ilha da Figueira, um dos pontos mais populosos da cidade que sofria tradicionalmente com os alagamentos. Desde a abertura do espaço, os riscos foram bastante minimizados na região e, acumulados de chuva que antes inundavam as ruas e residências nos arredores do rio, agora alagam a área do parque.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.