A Secretaria de Educação e Cultura de Corupá abre inscrições dos dias 18 a 20 de dezembro para o curso intensivo de alemão que será oferecido em janeiro de 2018 preferencialmente para alunos do 3º ao 9º ano que já frenquentaram as aulas de alemão durante este ano. São oferecidas 25 vagas e o curso é gratuito, sendo promovido numa parceria entre a Secretaria de Educação e Cultura e o Goethe-Institut, da Alemanha. O curso será realizado de 15 a 26 de janeiro, das 8h às 11h30, no Auditório do Centro Cultural Hansa Humboldt e será ministrado pela professora Deise Raquel Kremer, de São Leopoldo (RS). Interessados podem entrar em contato com a Secretaria pessoalmente das 8h às 12h ou das 13h30 às 16h30.

Em outubro deste ano, o prefeito João Carlos Gottardi, a assessora de Cultura Roseli Siewert e a professora de alemão Fernanda Pellin participaram de reunião em Blumenau com o diretor de ensino do Goethe-Institut Adrian Kissmann para iniciar uma parceria com o instituto, já que desde setembro a rede municipal de ensino de Corupá oferece aulas de alemão no contra-turno para cerca de 400 estudantes do ensino fundamental. Segundo Roseli, além do intensivo de alemão, a parceria com o Goethe para 2018 resultará ainda na Semana da Língua Alemã que deve ocorrer em abril no município e também na participação do projeto da biblioteca itinerante do instituto.

O Projeto Deutsche Schule in Corupá (Escola de alemão em Corupá), como é chamado, começou a ser planejado no começo do ano e foi efetivado em agosto deste ano com uma pesquisa de interesse junto dos pais para levantar o número de alunos a frequentar as aulas de alemão. O interesse pelas aulas foi tão grande que no começo da pesquisa, mais de 600 pais demonstraram intenção de inscrever os filhos, fechando em 400 matriculados em quatro escolas municipais.

O objetivo das aulas é ensinar o nível básico do alemão, principalmente vocabulário e oralidade. A ideia é que seja um primeiro passo para que os estudantes busquem se aperfeiçoar não somente no alemão, mas que sejam incentivados a aprender novas línguas.

Instituto

O Goethe-Institut é o instituto cultural de âmbito internacional da República Federal da Alemanha, sem fins lucrativos que tem por objetivo divulgar pelo mundo, em especial países não-falantes do idioma alemão, a língua e a cultura alemã. Fundado em 1951, na Alemanha, hoje existem 159 institutos pelo mundo, destes 12 estão no país de origem e os demais divididos em 98 países. Sua principal atividade é voltada para o ensino da língua alemã como segundo idioma.

Em Corupá, o Goethe-Institut vai realizar em janeiro de 2018 o projeto “Alemão Abre Portas” realizado desde 2015, onde firma com municípios parceiros o curso intensivo da língua alemã no período em que as crianças estão de férias escolares, tendo como objetivo reafirmar a importância do ensino da língua alemã nas escolas, colocando à disposição o material didático e um professor (estudante do último ano do IFPLA - Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã).

*Com informações da Prefeitura de Corupá