Investimentos na saúde proporcionam futuro com mais qualidade de vida

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Por: Maria Luiza Venturelli

25/07/2024 - 06:07

Investir na saúde de um município é fundamental para garantir um futuro próspero e de qualidade para seus habitantes. Quando se promove uma saúde pública eficiente, há uma significativa melhoria na qualidade de vida da população, reduzindo a incidência de doenças e permitindo que as pessoas vivam mais e melhor.

Pensando nisso, Jaraguá do Sul está constantemente buscando melhorias e investindo para garantir um sistema de saúde de qualidade para todos os seus cidadãos. Estão sendo implementadas uma série de iniciativas e projetos voltados à modernização dos serviços de saúde, prevenção de doenças e ampliação do acesso aos cuidados médicos.

O médico Rogério Luiz da Silva, secretário municipal de saúde, explica que algumas mudanças devem moldar o cenário futuro. “O objetivo é ampliar o acesso aos serviços, o horário de atendimento e as equipes de saúde, modernizar as instalações existentes e construir novas. Além de utilizar a tecnologia a favor da saúde pública e fortalecer programas de prevenção”, esclarece.

Jaraguá do Sul tem nove Postos de Saúde abertos das 7h às 22h

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul está ampliando gradativamente o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para melhorar o acesso aos serviços e atender melhor a demanda de pacientes. Atualmente, nove UBSs funcionam com horário estendido, das 7h às 22h, sem intervalos.

Até 2021, as UBSs operavam das 7h às 11h30 e das 12h40 às 16h30. A partir de 2022, as Unidades Distritais da Barra do Rio Cerro, Nereu Ramos, João Pessoa e Centro passaram a atender das 7h às 19h, sem fechar para o almoço.

Em 2023, a UBS Centro ampliou ainda mais seu horário, passando a funcionar das 7h às 22h, sem intervalo. Essa medida também foi adotada pela Unidade da Barra do Rio Cerro (UBS Wolfgang Weege), que agora abre aos sábados das 9h às 13h. Posteriormente, as Unidades do Rau e São Luís (Caic) também passaram a funcionar das 7h às 22h, sem interrupções.

Os serviços oferecidos durante o horário estendido incluem consultas de enfermagem e médicas de demanda espontânea, priorizando urgências e situações que necessitam de atendimento imediato.

Além disso, são realizados procedimentos ambulatoriais, como curativos, aplicação de medicamentos, retirada de pontos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. Aos sábados, são oferecidos procedimentos ambulatoriais e consultas médicas de demanda espontânea.

UBSs com atendimento até as 22h:

  • UBS Águas Claras/Figueira – Unidade Básica de Saúde Maria Rozisse da Rossa Ribeiro
  • UBS Barra do Rio Cerro – Unidade Básica de Saúde Wolfgang Weege
  • UBS Centro – Unidade Básica de Saúde Aroldo Schulz
  • UBS João Pessoa – Unidade Básica de Saúde Germano Sacht
  • UBS Rau – Unidade Básica de Saúde Dr. Alexander Otsa
  • UBS São Luís – Unidade Básica de Saúde Renato Pradi (Caic)
  • UBS Vila Lenzi – Unidade Básica de Saúde Dr. Erich Kauffmann
  • UBS Vila Nova – Unidade Básica de Saúde Adilson Bassani
  • UBS Nereu Ramos – Unidade Básica de Saúde Padre Antônio Echelmeyer

Previsão de ampliar o horário até as 22h em outras quatro unidades até o fim do ano:

  • UBS Jaraguá 99 – Unidade Básica de Saúde Oscar Oldenburg
  • UBS Chico de Paulo – Unidade Básica de Saúde Reinholdo Wuerger
  • UBS Estrada Nova – Unidade Básica de Saúde Mathilde Sebold Blunk
  • UBS Vila Lalau – Unidade Básica de Saúde Dr. Álvaro Batalha

Reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Tifa Schubert

Foto: Fabio Junkes/OCP News

Em maio deste ano, foram inauguradas as obras de reforma e ampliação da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade de Tifa Schubert. Originalmente inaugurada em 2012, a UBS foi nomeada em homenagem ao médico pediatra Luiz Martins Gonçalvez, falecido em 2009.

Na época de sua construção, a unidade tinha a capacidade de atender 500 pessoas. No entanto, com o crescimento populacional da área, a UBS atualmente atende 7.110 pessoas e realiza cerca de 20 mil atendimentos anuais.

O investimento para a reforma e ampliação da UBS foi de R$ 930.438,11, financiado pelo Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino Serviço (Coapes). Com a ampliação de 142,96 m², a unidade agora possui uma área total de 358,39 m².

A modernização da UBS incluiu a duplicação do número de consultórios e a adição de uma sala de aula equipada para grupos de estudo, visando melhorar o aprendizado dos futuros profissionais da saúde.

Foto: Fabio Junkes/OCP News

A unidade agora conta com uma equipe profissional completa, incluindo enfermeiro, técnico de enfermagem, médico, agente comunitário, dentista, auxiliar de saúde bucal, atendente de recepção e agente de limpeza.

Funcionando como uma Unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF), a UBS Tifa Schubert é considerada um modelo “Padrão Ouro” de atenção à saúde. Nesse modelo, cada equipe tem uma área específica de atuação, o que garante um cuidado mais personalizado e eficaz para a população.

O prefeito Jair Franzner, a reforma é importante para o futuro da saúde de Jaraguá do Sul. “é mais uma obra importante que faz parte de um cronograma amplo de investimentos estruturais que o Município está fazendo na área da saúde”, destacou.

Outros investimentos na área da saúde

Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde entregou várias obras importantes: a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da Barra do Rio Cerro, o novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Pronto-Socorro 60+, a UBS do Bairro Vieira e a Farmácia Básica Central.

Neste ano, além da UBS Tifa Schubert, já foram feitas melhorias na UBS Jaraguá 99 e na Farmácia Básica de Nereu Ramos. Atualmente, estão em andamento as obras nas UBSs dos bairros Chico de Paulo, Três Rios do Norte e Águas Claras. As UBSs do Rio Molha, Estrada Nova e Santa Luzia também já iniciaram suas obras. De acordo com o secretário de saúde, novas tecnologias estão sendo gradualmente implementadas nos serviços do município.

“Plataformas com dados em tempo real auxiliam a tomada de decisões e o planejamento de ações. O uso do aplicativo Jaraguá na mão para levar informação e facilitar o acesso dos usuários a diversos setores. Teleconsultoria e teleconsulta são utilizadas para dar agilidade ao processo de encaminhamento à especialidade”, finaliza o médico.

Planos de saúde

Em Jaraguá do Sul, cuidar da saúde é essencial. Presente na cidade há 24 anos, a Unimed se destaca com uma estrutura completa e especialidades médicas diversas, proporcionando atendimento abrangente à comunidade. Reconhecida pela excelência, a Unimed é referência em assistência à saúde, garantindo qualidade, segurança e um atendimento humanizado para todos os seus beneficiários.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc