Voluntários de Jaraguá do Sul se unem para promover futuro mais inclusivo

Foto: Freepik

Por: Maria Luiza Venturelli

09/06/2015 - 22:06 - Atualizada em: 10/06/2024 - 15:05

Jaraguá do Sul é conhecida pela forte cultura comunitária e pelo engajamento da comunidade em causas sociais. Nos últimos anos, diversas iniciativas voluntárias têm ganhado destaque, contribuindo para a construção de um futuro mais inclusivo.

Entre essas causas, destacam-se a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Associação Mãos Solidárias, o Rotary Club Jaraguá Vale do Itapocu e a AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas), entidades que desempenham um papel crucial no apoio e no atendimento de diferentes necessidades da comunidade.

Rede Feminina de Jaraguá do Sul é referência

Foto: Divulgação/RFCC

A Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Jaraguá do Sul tem se dedicado intensamente à prevenção e ao atendimento oncológico. Com aproximadamente 100 voluntários, sete colaboradores e cinco prestadores de serviço, a entidade oferece exames preventivos do colo de útero e de toque de mama.

A RFCC também disponibiliza atendimentos especializados com assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogas, médicas ginecologistas, enfermeiras, acupunturistas, praticantes de yoga, especialistas em reiki e assessoria jurídica.

Mãos Solidárias arrecada fundos para auxílio médico

Foto: Divulgação/Grupo Mãos Solidárias

A Associação Mãos Solidárias se dedica ao auxílio de pessoas de Jaraguá do Sul e região que necessitam de tratamentos médicos, consultas, próteses e exames que não são prontamente disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Através de eventos e bazares beneficentes, o grupo arrecada recursos para cobrir esses tratamentos e fornecer equipamentos como cadeiras de rodas. A associação, composta por voluntários dedicados, tem como lema ajudar o próximo e garantir que nenhuma criança fique sem o cuidado médico necessário.

Rotary Club promove ações para toda a comunidade

Foto: Divulgação/Rotary Club

O Rotary Club Jaraguá Vale do Itapocu faz parte do Rotary International, uma organização global com mais de 45 mil clubes em mais de 100 países. Fundado em 2008, o clube em Jaraguá do Sul reúne líderes comunitários para desenvolver projetos nas áreas de meio ambiente, esporte, saúde, cultura e desenvolvimento social.

“Temos a nítida visão de que os trabalhos e projetos já desenvolvidos pelo nosso clube na sociedade jaraguaense impactaram de forma muito positiva, várias pessoas e entidades”, reflete a presidente atual Deise Regina Zimmermann.

Com o compromisso de promover valores éticos e buscar a paz, o Rotary desempenha um papel vital na transformação das comunidades. Os projetos realizados visam mudanças duradouras e são uma prova do impacto que a união de esforços voluntários pode alcançar.

Foto: Divulgação/Rotary Club

“Nesses 16 anos foram dezenas de projetos realizados, incluindo entrega de equipamentos aos hospitais da cidade, melhorias no CVV, materiais para a Casa do Caminho, equipamentos para o Grupo GERAR, apoio e melhorias na Casa Padre Aloísio Boeing e entre outros tantos projetos já entregues e que fizeram a diferença na vida de centenas de pessoas”,complementa a presidente.

Ainda de acordo com ela, o sentimento que o clube contribui em muito na transformação de vidas e que suas ações são perceptíveis aos olhos do jaraguaense.

AMA fornece apoio para inclusão dos autistas

Foto: Divulgação/AMA

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA) de Jaraguá do Sul trabalha incansavelmente para promover a autonomia e inclusão dos autistas. A entidade oferece atendimento especializado em serviços de assistência social, educação e saúde, mantida por um grupo de voluntários, convênios e contribuições da sociedade.

Com uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicopedagogas e pedagogas, a AMA implementa estratégias de atendimento que abrangem diversos programas da entidade.

Notícias no celular

Whatsapp

Maria Luiza Venturelli

Jornalista apaixonada por contar histórias inspiradoras, formada pela Faculdade Ielusc