Prefeitura de Jaraguá do Sul divulga nota de esclarecimento sobre vacinação contra a gripe

Foto Arquivo OCP News

Por: Elissandro Sutil

27/03/2020 - 19:03 - Atualizada em: 27/03/2020 - 19:12

Em resposta a uma série de questionamentos da comunidade feitas em relação ao trabalho de vacinação contra a gripe que se iniciou esta semana no município, o Serviço de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul emitiu uma nota de esclarecimentos.

Conforme a Prefeitura, as doses das vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e são produzidas pelo Laboratório Butantan, em São Paulo.

A quantidade de vacinas que a cidade recebe obedece critérios populacionais e definido pelos grupos a serem vacinados (neste primeiro momento idosos e profissionais de saúde).

Como a campanha nacional iniciou com um mês de antecedência já foi previsto que as remessas de vacina fossem enviadas de forma fragmentada, em pequenas quantidades.

“Até porque o laboratório não tem a capacidade de fazer uma produção já para início de março. A vacina da gripe leva em média quase seis meses de produção”, destaca a nota.

Segundo o Município, as próprias clínicas privadas estão tendo dificuldade de ter vacinação todos os dias para a população. Eles também estão recebendo de outros laboratórios também em pequenas quantias.

Está previsto para a próxima semana mais uma remessa de doses da vacina contra a gripe. A Secretaria de Saúde ainda não recebeu informações quanto à quantidade de medicamento que será enviada.

Dependendo deste número a pasta definirá se as doses serão distribuídas para todas as unidades de saúde ou somente para aquelas com maior fluxo de atendimento, medida esta que já foi adotada esta semana.

A Secretaria de Saúde tranquiliza a comunidade que o volume de vacina para todo os grupos previstos no período da campanha será realizado.

Já as famílias que têm idosos acamados sem condição de levá-lo até o local de vacinação que entre em contato com a unidade de saúde mais próxima e passe nome e telefone que uma unidade volante da Secretaria de Saúde irá até o local para imunizar este paciente.

A Prefeitura ressalta mais uma vez que a vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus covid-19. No entanto fato da população estar vacinada contra a gripe é uma forma de facilitar o diagnóstico da covid-19.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Foto Studio OCP

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul