A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) está confeccionando uma cartilha ilustrada com fotos e informações sobre as mais de 100 espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios que habitam na Região do Vale do Itapocu.

A ideia surgiu depois que o biólogo responsável pela área de Educação Ambiental, Christian Rabock Lempek, participou de uma capacitação com professores dos 3° e 4º anos das escolas municipais.

"Percebemos que os livros que eles utilizam em sala retratam muito sobre a fauna africana, sobre espécies como leão, hipopótamo e a girafa. São animais importantes, mas nossa juventude está crescendo sem conhecer as espécies que ocupam nossas matas aqui no Brasil", justifica Lempek.

Foto Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Todas as espécies contidas na cartilha serão acompanhadas de fotos, informações sobre seu tamanho, hábito alimentar, onde observá-la bem como seu status de conservação em nível mundial, nacional e estadual. As fotos foram feitas por moradores de Jaraguá do Sul.

"Pessoas que, geralmente, nos fins de semana, pegam a câmera e vão para o meio do mato e registram algumas espécies, teremos neste material inclusive, imagens feitas e cedidas pelo biólogo Gilberto Duwe que trabalha conosco aqui na Fundação", destacou o educador ambiental.

 

 

O material também terá uma introdução sobre a Mata Atlântica, com informações sobre a importância da conservação desse ecossistema e de suas espécies.

"No final da cartilha nós também iremos colocar alguns jogos para as crianças interagirem em sala de aula. Vai ser algo bem completo mesmo, bem legal para enriquecer mais o trabalho do professor em sala de aula", garante o biólogo.

Foto Divulgação/Prefeitura de Jaraguá do Sul

Christian acrescenta que a cartilha ambiental está em fase de elaboração e deverá ficar pronta em meados de julho deste ano. Depois de pronta, será disponibilizada à comunidade por meio de um link para download.

"Ou seja, munícipes, professores e alunos que têm interesse em conhecer essas espécies vão poder baixar essa cartilha gratuitamente pela internet. Também estamos vendo, se possível, para fazer uma certa quantidade impressa para disponibilizar para as escolas", complementa o idealizador.

Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul