Encerra na próxima segunda-feira (20), às 8h30, o prazo para a apresentação das propostas para a construção do Centro Cultural e Espaço Multiuso, no local que antes era a Escola Isolada Ângelo Moretti, na Rodovia JGS 240 - Ricardo Luiz Floriani, no Bairro Ribeirão Grande do Norte.

As empresas interessadas neste projeto deverão fornecer mão de obra e os materiais necessários. O valor máximo do contrato será de R$ 1.703.648,27. A abertura dos envelopes ocorre às 9h, na sala de reuniões da Gerência de Licitações e Contratos.

Foto: Divulgação PMJS

Segundo a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, as escolas isoladas foram essenciais no início do sistema de ensino de Jaraguá do Sul, elas ajudaram o acesso educacional nas comunidades mais afastadas do centro da cidade.

“A obra representa o reconhecimento da importância dessas escolas, um resgate da nossa história e da nossa cultura. É preciso manter o olhar fixo no futuro, buscar o desenvolvimento e a modernização, mas jamais perder o contato com nossas raízes. Essa forma de pensar do jaraguaense classifica a cidade como uma das melhores do país”, pontua.

O projeto tem como o objetivo retomar a imagem da antiga escola, tendo como referência construtiva as técnica e padrões da época, como dimensão e ritmo de janelas e portas, piso em assoalho de madeira elevado, embasamento em pedra, alvenaria de tijolos maciços assentados a chato com reboco de argamassa de cal, inclinação do telhado e estrutura da cobertura em triângulo, com uso de encaixe nas madeiras e uso de molduras e cimalhas lisas com o fim de marcação das aberturas e estrutura.

Foto: Divulgação PMJS

Foto: Divulgação PMJS

A novidade é que o processo de construção da obra servirá como oficina, possibilitando o treinamento para obras de restauro de estudantes e profissionais da área. O projeto também prevê a instalação de equipamentos urbanos como bancos, lixeiras, postes de iluminação e bicicletário.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp