Armazém da Estação, no bairro Nereu, vai oferecer produtos artesanais para visitantes e turistas

Foto: Divulgação PMJS

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

17/09/2021 - 06:09 - Atualizada em: 17/09/2021 - 11:07

A Diretoria de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Jaraguá do Sul, trabalha para incentivar, cada vez mais, atividades e ações que promovam o turismo no município. Uma das iniciativas apoiadas pela Diretoria de Turismo é o projeto criado por dois grupos de moradores da região do bairro Nereu Ramos, o Liderança Positiva e o Viver Nereu.

Sentindo a necessidade de um local estruturado para comercializar produtos artesanais, como bolachas, strudel, chocolates artesanais, produtos derivados de coco e salgados, entre outros, os moradores encontraram o lugar ideal para isso, reunindo história, gastronomia e arte.

Em uma das casas mais conhecidas da área central de Nereu Ramos funcionará o Armazém da Estação.

O local foi adaptado e vai começar a atender os clientes a partir desta sexta-feira (17). E para marcar a abertura do espaço, três missas serão celebradas hoje, às 7h, 15h e 20h, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, com intenção especial aos empresários e empreendedores e que ocorre também nesta data em memória do Padre Aloísio Boeing.

Estarão sendo comercializados no Armazém da Estação diversos produtos caseiros, além de artesanatos. Mais de 20 produtores locais já estão confirmados para participar da iniciativa.

Segundo a coordenadora Roseméri Wolf, inicialmente, o Armazém abrirá aos sábados das 8h30 às 16h e todo dia 17 de cada mês, das 13h30 às 20h.

“Estamos iniciando um trabalho e queremos que as pessoas conheçam nossos produtos e valorizem o que é produzido aqui no município”, salienta.

Segundo a diretora de Turismo, Leila Modro, a iniciativa dos moradores é bastante válida e vai de encontro com a proposta de divulgar e valorizar o que é produzido aqui.

Casa histórica

A casa que abriga o Armazém da Estação foi construída entre 1927 e 1928 no centro do antigo bairro Retorcida (hoje Nereu Ramos). Sua fachada imponente com mais de 15 metros a torna um cartão postal do bairro.

Inicialmente pertenceu a pioneira família Carstens até a década de 1960, quando foi adquirida pela igreja para abrigava uma congregação de irmãs. As freiras permaneceram no local por um curto período e posteriormente a casa foi adquirida por Ricardo Schiochet.

Durante todo este tempo, a casa já ofereceu pernoite, abrigou uma alfaiataria, escola de datilografia, consultório odontológico, posto dos Correios e telefônico, entre outros.

Neste ano, o espaço passa a ser a sede do Armazém da Estação com o propósito de receber os peregrinos e turistas que visitam a comunidade oferecendo produtos artesanais e caseiros do próprio bairro Nereu Ramos.

SERVIÇO:

Atendimento Armazém da Estação:

*Sábados: das 8h30 às 16h

*Todo dia 17 de cada mês: das 13h30 às 20h

*Visitas pode ser agendada pelo telefone (47) 99245-9542
Endereço: Rua Luiz Sarti, 1251, bairro Nereu Ramos

Foto: Divulgação/PMJS

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp