A Prefeitura de Blumenau editou uma normativa para ampliar a fiscalização e reforçar as regras de funcionamento para os serviços de alimentação, comércio e indústria de alimentos. A medida foi adotada após fiscais da Vigilância Sanitária verificarem que diversas determinações sanitárias estaduais e federais, voltadas à prevenção do coronavírus, não vinham sendo cumpridas.
A portaria reúne orientações a clientes e comerciantes, que serão cobradas em fiscalizações de rotina por agentes municipais. Entre as restrições previstas, os supermercados deverão limitar o acesso de uma pessoa por família durante a realização das compras.
“Não adianta as pessoas irem ao mercado com toda a família, que serão barradas. É para comprar suas necessidades e voltar para casa, não para passear”, afirmou o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.
Além disso, os estabelecimentos deverão funcionar com apenas 50% da capacidade total de público. A normativa reitera a obrigatoriedade do uso de máscaras por clientes e funcionários, o distanciamento social entre as pessoas, a disponibilização de álcool em gel 70% nos acessos e a higienização constante da estrutura física.
- Coronavírus em Blumenau: Número de recuperados supera o de infectados em tratamento
- Taxa de crescimento dos casos de coronavírus desacelera em Blumenau
- Blumenau é incluída em estudo nacional que medirá propagação da Covid-19 no Brasil
- Vacina contra coronavírus é testada em humanos e apresenta resultados positivos
- Covid-19: Quando uma pessoa é considerada curada da doença?
- “Os primeiros dias foram os piores da minha vida”, afirma secretária de Blumenau sobre Covid-19
- Coronavírus: mapa interativo atualiza em tempo real surto da doença ao redor do mundo
“Entendemos que a abertura do comércio é necessária, mas a população tem afrouxado as medidas de prevenção contra o coronavírus enquanto frequentam estes estabelecimentos, o que pode aumentar a transmissão e os casos positivos em Blumenau. Nesse momento, é nosso dever como poder público não só orientar, mas também criar regras para proteger a saúde de todos”, destacou Krambeck.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?
Telegram Jaraguá do Sul