Coronavírus: Supermercados terão que limitar entrada de uma pessoa por família em Blumenau

Por: Felipe Elias

22/05/2020 - 09:05 - Atualizada em: 22/05/2020 - 09:37

A Prefeitura de Blumenau editou uma normativa para ampliar a fiscalização e reforçar as regras de funcionamento para os serviços de alimentação, comércio e indústria de alimentos. A medida foi adotada após fiscais da Vigilância Sanitária verificarem que diversas determinações sanitárias estaduais e federais, voltadas à prevenção do coronavírus, não vinham sendo cumpridas.

A portaria reúne orientações a clientes e comerciantes, que serão cobradas em fiscalizações de rotina por agentes municipais. Entre as restrições previstas, os supermercados deverão limitar o acesso de uma pessoa por família durante a realização das compras.

“Não adianta as pessoas irem ao mercado com toda a família, que serão barradas. É para comprar suas necessidades e voltar para casa, não para passear”, afirmou o secretário municipal de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck.

Além disso, os estabelecimentos deverão funcionar com apenas 50% da capacidade total de público. A normativa reitera a obrigatoriedade do uso de máscaras por clientes e funcionários, o distanciamento social entre as pessoas, a disponibilização de álcool em gel 70% nos acessos e a higienização constante da estrutura física.

 

 

“Entendemos que a abertura do comércio é necessária, mas a população tem afrouxado as medidas de prevenção contra o coronavírus enquanto frequentam estes estabelecimentos, o que pode aumentar a transmissão e os casos positivos em Blumenau. Nesse momento, é nosso dever como poder público não só orientar, mas também criar regras para proteger a saúde de todos”, destacou Krambeck.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul