Vacina contra coronavírus é testada em humanos e apresenta resultados positivos

Por: Felipe Elias

18/05/2020 - 17:05 - Atualizada em: 18/05/2020 - 18:00

O laboratório americano Moderna informou nesta segunda-feira (18) que sua vacina experimental contra a Covid-19 apresentou potencial em um estudo de estágio inicial, o que fez o preço das ações dispararem cerca de 25%.

Oito pacientes que receberam a vacina mostraram níveis de anticorpos similares àqueles de pessoas que se recuperaram do coronavírus, segundo resultados iniciais do estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.

 

“Essas são descobertas significativas, mas é um ensaio clínico de estágio inicial que incluiu apenas oito pessoas. Foi projetado para a segurança. Não para a eficácia”, disse Amesh Adalja, especialista em doenças infecciosas do Johns Hopkins Center for Health Security, que não estava envolvido no estudo.

 

Os dados iniciais oferecem um vislumbre de esperança para uma vacina entre as mais avançadas em desenvolvimento. Adalja disse que muitas falhas podem ocorrer entre agora e o momento em que a vacina for testada quanto à eficácia em milhares de pessoas. “O que vemos é encorajador”, disse ele.

Um participante do teste teve vermelhidão no local da injeção, o que foi caracterizado como um efeito de “grau 3”. Não foi relatado nenhum efeito colateral grave, segundo a empresa.

A vacina da Moderna está na vanguarda dos esforços de desenvolvimento de um tratamento para o vírus de disseminação veloz e, na semana passada, recebeu o selo de “aprovação rápida” da agência de saúde dos EUA para que a revisão regulatória seja acelerada. A empresa espera iniciar um estudo de estágio final mais amplo em julho.

 

 

No mês passado, o governo norte-americano fez uma aposta na Moderna, apoiando sua vacina com US$ 483 milhões. A empresa disse que o avanço permitirá fornecer milhões de doses por mês em 2020 e, com investimentos adicionais, dezenas de milhões por mês em 2021, se a vacina for bem-sucedida.

Atualmente não existem tratamentos ou vacinas aprovados para o novo coronavírus, e especialistas preveem que uma vacina segura e eficiente pode demorar de 12 a 18 meses.

*Com informações da Agência Brasil

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul