A pandemia do coronavírus trouxe mudanças no cotidiano e provocou muitas incertezas na população. Um dos efeitos colaterais da doença, que também está causando preocupação nos médicos, é de que pacientes com outras enfermidades estão se afastando do tratamento necessário por medo de irem aos consultórios, clínicas ou hospitais, e contraírem a Covid-19.

“Percebemos que pacientes com doenças crônicas estão faltando, desmarcando ou remarcando suas consultas em um prazo muito longo. Alguns deixam de procurar o atendimento, mesmo com sintomas que indicam a necessidade de consultar um especialista, o que pode causar o agravamento de doenças”, diz o pneumologista e diretor técnico do Hospital Dia do Pulmão de Blumenau, Mauro Sérgio Kreibich.

Profissionais da saúde alertam que o receio e a demora na busca por atendimento pode, além de agravar o problema, aumentar o risco de óbito. “O que percebemos é que os pacientes têm procurado a instituição em uma situação mais grave. Tivemos vários casos de infartos com complicações e de doenças neurológicas tipo AVC que procuraram a instituição tardiamente. Situações que não víamos há muitos anos e com consequências importantes aos pacientes”, explica o superintendente médico do Hospital Santa Catarina, Humberto Tridapalli.

 

 

De acordo com Kreibich, para impedir a exposição das pessoas ao coronavírus, as unidades de saúde em todo o país estão tomando os devidos cuidados com a higienização e desinfecção dos ambientes, adequação da estrutura física para atender os pacientes com quadro gripal em espaços isolados e implantação de protocolos de prevenção.

“O Hospital Dia do Pulmão, por exemplo, realizou alterações internas para a maior segurança de seus pacientes, como a mudança do Pronto Atendimento Pediátrico, que passa a ser realizado junto à pediatria, no andar superior, separado do Pronto Atendimento Adulto”, aponta o pneumologista.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul