A notícia de que a Aneel vai aumentar a tarifa extra de energia em 52% a partir de julho deixou muita gente de cabelo em pé! O ministro de Minas e Energia também pediu para a população reduzir consumo de água e energia como forma de colaborar com a crise hídrica que tem causado, mas economizar na conta de luz agora vai ser bem vinda pro seu próprio bolso.
Diante deste cenário, separamos dez dicas para você economizar energia elétrica nas atividades do dia a dia, confira a lista:
- Máquina de secar roupas - Dê preferência para secar as roupas ao ar livre, mas se os dias estão chuvosos e você precisa usar a secadora, para gastar menos energia você deve usá-la só depois de juntar a quantidade máxima indicada no manual e conservar seu filtro sempre limpo, reduzindo esforço da máquina e ajudando a diminuir o consumo de energia.
- Geladeira - Seja no inverno ou no verão, o mau uso da geladeira pode ser um grande vilão na sua conta de energia. Para reduzir o consumo de energia do aparelho, ajuste o termostato de acordo com a época do ano, mantenha a borracha de vedação em bom estado, não deixe a porta aberta por muito tempo, não guarde alimentos quentes no seu interior e nem seque roupa na parte de trás. Evite deixar a geladeira próxima ao fogão, caso contrário ela vai precisar gastar mais energia para manter a baixa temperatura.
- Aquecedor - Nos dias frios, nada melhor que uma casa quentinha. Se para isso você usa aquecedores elétricos, é importante manter janelas e portas fechadas para evitar a entrada de ar frio, limpar os filtros com frequência e desligar o aquecedor ou o ar condicionado quando se ausentar do ambiente por tempo prolongado. Cuidado! Nunca cubra um aquecedor elétrico, pois isso pode provocar um incêndio.
- Ferro de passar roupas – Para economizar energia ao passar as roupas você deve juntar o maior número de peças a fim de ligar o ferro o mínimo de vezes possível e começar a passar roupa pelos tecidos mais leves, aproveitando o calor do ferro para as roupas mais grossas.
- Chuveiro elétrico – Para gastar menos energia durante o banho, a dica é procurar fazê-lo nos horários mais quentes do dia e evitar banhos demorados. Se o ajuste de temperatura do chuveiro for por meio de vareta, reduza a sua potência e solte menos água, pois isso fará com que a temperatura da água aumente e, consequentemente, economize energia e água. Verifique a possibilidade de instalar um sistema de aquecimento solar de água em sua residência. E lembre-se: nunca reaproveite uma resistência queimada! Além de aumentar o consumo de energia, essa atitude coloca em risco a segurança do usuário.
- Lâmpadas led - Se possível, utilize lâmpadas led pois são mais econômicas. Elas também possuem uma vida útil superior em relação aos modelos incandescentes e fluorescentes. Cuidado, também, com as lâmpadas acesas em ambientes que não estão sendo utilizados. Apague as luzes ao sair de um cômodo.
- Desligue os aparelhos - Procure não deixar aparelhos em stand by e nem carregadores nas tomadas (quando não estiverem sendo utilizados).
- Horários de pico - Fuja dos horários de pico, quando a energia é mais cara. Por exemplo: das 17h30 às 20h29.
- Manutenção periódica - Esteja atento às condições dos aparelhos. Um ar-condicionado com um filtro sujo ou com vazamento de gás, pode consumir mais energia. O mesmo vale para geladeiras com problemas de vedação.
- Painel solar - Se puder, invista na compra de painéis solares. É possível gerar um crédito de energia protegendo o imóvel de qualquer variação de tarifas.