Cadastro para a campanha de castração de animais em Jaraguá do Sul passa a ser feito somente por ONGs

Por: Elissandro Sutil

03/06/2020 - 09:06 - Atualizada em: 03/06/2020 - 09:27

Desde início de abril, a solicitação para castração gratuita de animais em Jaraguá do Sul passou a ser feita somente pelas quatro organizações não governamentais (ONGs) conveniadas com a prefeitura.

Não é mais possível ligar diretamente para a Ouvidoria do SUS e solicitar a castração. O procedimento é feito apenas nas fêmeas.

Esse serviço está disponível para famílias com renda de até cinco salários mínimos, conforme legislação municipal.

O contato para solicitar a castração deve ser feito diretamente com a ONG através de mensagem direta no Facebook.

Entre em contato com uma das ONGs

A supervisora de Controle de Zoonoses Aline Cristiane Borba Monteiro explica que é interesse da Secretaria de Saúde que cada vez mais animais sejam castrados, evitando, assim, abandono e doenças.

Ela explica que o custo de cada castração é arcado pela Secretaria de Saúde, enquanto que a aprovação de cadastros realizados pelas ONGs é feita pela Fujama, responsável pelo bem-estar animal.

 

 

Os cadastros, quando aprovados (dependendo de documentação) são automaticamente repassados (via sistema integrado) às quatro clínicas que realizam o procedimento: a Clínica Schweitzer, Real Pet, Duhan Tammys e Bicho Urbano.

A própria clínica agenda o procedimento com o tutor do animal a ser castrado. Atualmente mais de 400 famílias estão inscritas no programa para castrar seus pets.

Famílias que moram em zona rural devem buscar informação sobre castração de cães e gatos diretamente com o médico veterinário da Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Com informações da assessoria de imprensa

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul