Blumenau anuncia restrições para restaurantes, bares, mercados, transporte público e parques

Foto: Divulgação

Por: Felipe Elias

24/06/2020 - 20:06 - Atualizada em: 24/06/2020 - 20:26

A Prefeitura de Blumenau divulgou novas medidas de restrição para barrar o avanço do coronavírus. Embora os casos da doença e a taxa de ocupação de leitos de UTI tenham registrado um aumento acelerado nos últimos dias, o Município optou por ações menos rígidas em relação a outras cidades, como, por exemplo, Florianópolis.

Em uma apresentação online na noite desta quarta-feira (24), o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) anunciou a proibição do uso do transporte coletivo por idosos (acima de 60 anos) e o fechamento dos parques públicos, entre eles o Ramiro Ruediger.

Além disso, estabeleceu horários de fechamento para estabelecimentos gastronômicos e prometeu aplicar penalidades para mercados que autorizarem o ingresso de mais de um membro por família. As principais medidas anunciadas na ocasião foram:

 

  • Lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias e similares: funcionamento somente até as 22h;
  • Restaurantes e pizzarias: funcionamento somente até as 23h;
  • Supermercados, mercados e mercearias: apenas uma pessoa por família poderá entrar no estabelecimento;
  • Conveniências de postos de combustíveis: proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior e arredores;
  • Transporte coletivo urbano: proibida a utilização por idosos (pessoas com mais de 60 anos);
  • Parques públicos, inclusive o Ramiro Ruediger, serão fechados.

 

De acordo com Hildebrandt, as restrições entram em vigor nesta sexta-feira (26). Para garantir o cumprimento das normas, a Prefeitura irá ampliar as equipes de fiscalização, que contarão com o apoio da Polícia Militar. As pessoas que observarem irregularidades também podem fazer denúncias pelos telefones 156, opção 2, e 190.

As regras que já haviam sido adotadas anteriormente, como o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos e comerciais, limitação de público em locais como shoppings, academias e cultos, além do distanciamento social e etiqueta de higiene, seguem válidos na cidade.

Aumento de casos

Nas últimas 24 horas, Blumenau contabilizou 56 novos casos de coronavírus, totalizando 1.723 moradores já infectados na cidade. Destes, 891 são considerados recuperados e 826 estão em tratamento, dos quais 28 encontram-se hospitalizados. O número de pacientes com a doença diagnosticada em UTI subiu de 13 para 16.

 

 

Até o momento, a cidade registrou seis mortes por complicações decorrentes da Covid-19. As vítimas foram quatro mulheres e dois homens, todos classificados como grupo de risco.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Telegram Jaraguá do Sul