10 alimentos que fortalecem o sistema imunológico e protegem contra o coronavírus

Mirtilos em um refratário, colheres, pano xadrez e folhas em uma mesa

Foto Divulgação/Deposit Photos

Por: Elissandro Sutil

13/03/2020 - 11:03 - Atualizada em: 13/03/2020 - 11:44

Com o crescimento da epidemia de coronavírus, uma das melhores maneiras de se prevenir, além das medidas de higiene, é fortalecer o sistema imunológico para que ele seja capaz de lutar contra o vírus.

E a alimentação é um fator crucial na melhora da imunidade.

 

 

Diante disso, David Wiener, especialista de nutrição do Freeletics, aplicativo de exercícios físicos e estilo de vida com uso de inteligência artificial, indica 10 alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade, para deixar seu corpo mais preparado para lutar contra vírus e bactérias.

Os 10 alimentos que fortalecem a imunidade

1. Açaí

Cestos com açaí

Foto Divulgação/Stock Photos

Uma pequena fruta com um grande impacto. Os antioxidantes encontrados nessa fruta típica da região amazônica protegem as células e, portanto, defendem o organismo contra vírus e bactérias.

Com uma composição química melhor do que os outros frutos silvestres, como morangos ou framboesas, o açaí é a alternativa perfeita para um organismo saudável lutar contra doenças.

2. Amêndoas

Amêndoas em recipiente em cima da mesa

Foto Divulgação/Shutterstock

Contendo quase 50% da recomendação diária de vitamina E em apenas um copo, as amêndoas não só melhoram o sistema imunológico, como também ajudam a reduzir o estresse.

3. Brócolis

Brócolis

Foto Divulgação/Alunos Online

Fonte de vitamina A, C e da antioxidante glutationa, o brócolis é um impulsionador básico do sistema imune.

Para garantir que você tenha o suficiente desses benefícios, opte pelo brócolis como acompanhamento sempre que possível.

4. Kiwi

Kiwi

Foto Divulgação/Pexels

A vitamina C é necessária para o bom funcionamento do sistema imunológico. O kiwi, que contém 50% da quantidade diária recomendada de vitamina C em uma unidade, vai te ajudar a se manter fortalecido contra os vírus.

5. Acerola

Acerola

Foto Divulgação/Abrafrutas

A acerola também com alto teor de vitamina C e minerais, é usada como suplemento vitamínico para fortalecimento do sistema imunológico e é ideal para cuidados com a pele.

Uma sugestão é adicionar ao suco verde para dar à bebida um toque cítrico.

6. Gengibre

Raiz e pó de gengibre

Foto Divulgação/Shutterstock

O gengibre é um alimento conhecido por aquecer de dentro pra fora e pode fazer suar em um dia frio.

Essa é uma das razões pela qual é tão eficaz para curar um resfriado. Esse tipo de transpiração não só estimula a desintoxicação, como contém um agente bactericida que ajuda a combater infecções.

Por isso, uma boa ideia é adicionar o gengibre a chás, sobremesas e molhos: ajuda a incrementar os preparos e fortalecer a imunidade.

7. Cúrcuma

Raiz e pó de cúrcuma

Foto Divulgação/Ocean Drop

A cúrcuma é um ingrediente mais conhecido no preparo de molhos e é uma das especiarias mais saudáveis que existem.

A curcumina, princípio ativo presente na cúrcuma, tem ação antiviral, antifúngica e anti-inflamatória. Todas estas ações melhoram o sistema imune.

8. Mirtilos

Mirtilos em um refratário, colheres, pano xadrez e folhas em uma mesa

Foto Divulgação/Deposit Photos

Sendo um dos superalimentos mais conhecidos, os mirtilos têm muitos benefícios, entre eles, também ao sistema imunológico. Junto com o açaí e a acerola, eles estão em primeiro lugar no mundo dos antioxidantes.

9. Alho

Cabeças e dentes de alho

Foto Divulgação/ABP

Um dente de alho contém 5mg de cálcio, 12mg de potássio e mais de 100 compostos sulfúricos, por isso, é usado há anos para a prevenção de diversas doenças. Ele é mais efetivo cru, então experimente colocá-lo em molhos ou na guacamole, por exemplo.

10. Iogurte

Iogurte na tigela com frutas e cereais

Foto Divulgação/Pexels

O que difere o iogurte dos outros laticínios? Os probióticos do iogurte são bactérias saudáveis que protegem o intestino e lutam contra microorganismos patógenos, ou seja, que causam doenças. Nestes termos, eles ajudam a fortalecer todo o sistema imune.

Higiene para prevenir coronavírus e influenza

O médico infectologista Willy Hiraga, da rede municipal de saúde de Jaraguá do Sul, destaca os cuidados que toda a população deve ter para evitar doenças virais, incluindo vírus como o corona e influenza.

  1. Higienize as mãos com frequência. Lave-as bem, com água e sabão. Esfregue entre os dedos, polegares, costas da mão e palmas. Use álcool gel quando não for possível lavar as mãos.
  2. Ao tossir ou espirrar, coloque na frente da boca o antebraço, e não a mão. Com isso é mais fácil evitar a propagação do vírus.
  3. Mantenha os ambientes arejados, com janelas abertas sempre que possível. O arejamento diminui o número de agentes causadores de várias doenças presentes no ar.
  4. Evite locais com muitas pessoas.
  5. Se estiver com coriza, dor de garganta ou febre, procure a unidade de saúde mais próxima e evite sair de casa, fazer visitas ou ter contato direto com outras pessoas nos dias em que estiver com os sintomas, para evitar a propagação da doença, qualquer que seja a doença.
  6. Procure a vacina contra a influenza. A vacina distribuída na rede pública é trivalente. Protege contra os dois tipos da influenza A (H1N1 e o H3N2) e um tipo da influenza B. Idosos e pessoas com doenças crônicas são os mais sensíveis à doença. São os que primeiro devem procurar se proteger. A vacinação na rede pública deve começar nos próximos dias.
  7. Tenha hábitos saudáveis. Alimente-se com comidas naturais, beba água, cuide do sono. Essas ações auxiliam em manter a imunidade alta.

 

Fonte: Assessoria Freeletics e PMJS

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul