Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

‘Rei da velocidade’, jaraguaense de 17 anos desponta como promessa no atletismo

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Por: Lucas Pavin

10/07/2024 - 18:07 - Atualizada em: 10/07/2024 - 18:48

Guardem bem este nome: Paulo Henrique Pedroso Batista. Com apenas 17 anos, o jaraguaense já chama atenção por suas marcas e conquistas no atletismo, despontando como um dos principais nomes da nova geração.

Fruto da escolinha de iniciação do município, o jovem deu seus primeiros passos na modalidade em 2017 e passou por diversas provas, como salto em distância, tetratlo e 400m com barreiras. Mas encontrou nas provas rápidas seu verdadeiro dom para brilhar nas pistas.

Do pontapé inicial nos 400m, o atleta da APA/Secel focou nos 100m e 200m a partir desta temporada e virou o rei da velocidade do Brasil na categoria Sub-20 ao ser campeão dos principais eventos estaduais e nacionais.

Atual líder do ranking nacional, o velocista ainda é nome frequente na seleção brasileira de base, inclusive embarcou nesta quarta-feira (10) para Lima, no Peru, onde disputará o Sul-Americano Sub-20. Além disso, tem outra grande viagem marcada para outubro, quando competirá no Mundial Escolar, em Bahrein, no Oriente Médio.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

E fora do país, ele espera aumentar sua vasta galeria de feitos no esporte. Apesar da pouca idade, são inúmeros recordes batidos em Santa Catarina e cerca de 60 medalhas conquistadas no atletismo. Destaque para cinco campeonatos nacionais, um nos Jogos da Juventude e nos Jogos Escolares Brasileiro.

“É muito bom ser reconhecido, pois treino todo dia para chegar no Campeonato Brasileiro e se sair bem. É muita dedicação no dia a dia e é gratificante ser uns dos principais velocistas do Brasil”, disse.

Clubes de olho

Tamanho destaque e talento não passaria despercebido. Os maiores clubes da modalidade no país já demonstraram interesse em contar com o jaraguaense na equipe.

Porém, segundo o técnico Cleberson Jorge Wagner, o atleta segue focado em defender a APA/Secel pela estrutura e suporte oferecido no município.

“Fundamental para tudo isso está o ambiente em que ele (Paulo) vive. Atualmente, Jaraguá do Sul possui um programa esportivo de referência no Brasil e mantém investimentos de primeiro mundo em suas instalações. Nossa equipe treina em uma pista de alta qualidade, equipada com todo o material necessário para o desenvolvimento do atletismo e a formação de atletas de alto nível”, destacou o treinador.

“Os grandes centros do Brasil já estão de olho, e graças a Deus, nosso programa esportivo é hoje uma referência nacional”, completou.

Objetivos e sonhos

Feliz em sua cidade natal, Paulo Henrique segue sua rotina intensa de dois treinos por dia na pista, de segunda a sexta-feira, além de trabalhos de fisioterapia para prevenção de lesões. Tudo para se manter em franca evolução e alcançar seus maiores sonhos no atletismo.

A curto prazo, por exemplo, o velocista espera estar no Top 10 mundial nas provas de sua categoria. Porém, ele também já pensa a longo prazo.

“Espero estar brigando para a vaga nas Olimpíadas de 2028. Meus maiores sonhos são justamente conquistar uma Olimpíada e ganhar um Mundial de Atletismo”, destacou.

Para Cleberson, a jovem promessa tem alguns diferenciais para continuar crescendo até alcançar seus futuros objetivos.

“O diferencial é sua mentalidade, de sempre buscar o melhor, com disciplina e determinação nos treinamentos. Além disso, ele possui um potencial natural como atleta, combinado com um compromisso rigoroso fora da pista, seguindo uma rotina digna de um atleta de elite. Esses pilares são fundamentais para seu sucesso, mas igualmente crucial é o apoio inabalável de sua família. Eles compartilham e vivem o sonho olímpico ao seu lado, proporcionando o suporte emocional e prático que ele necessita para alcançar seus objetivos”, finalizou o técnico.

Paulo e o técnico Cleberson | Foto: Divulgação/Secel

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Lucas Pavin

Jornalista esportivo, com a missão de informar tudo o que rola na região, seja na base, amador ou profissional.