Aos 16 anos, a jaraguaense Isabele Koerich dá um dos passos mais importantes de sua jovem e promissora carreira. A armadora deixou a AJAB/Secel e acertou contrato de quatro anos com o Sesi Araraquara (SP), uma das maiores potências do basquete feminino brasileiro e atual campeão da Liga de Basquete Feminino (LBF).
A negociação foi intermediada pela agência Heatsports e atraiu o interesse de outros clubes do país. No entanto, a escolha pelo Sesi foi estratégica. “Outros times entraram em contato, mas o Sesi foi a melhor proposta. Sabendo que eles são o destaque do Brasil e atuais campeões da LBF, fizemos essa escolha”, explicou a atleta.
Isabele se apresenta oficialmente ao novo clube na próxima segunda-feira (26) e integrará a equipe Sub-18. Ao longo da temporada, ela disputará diversas competições, como o Campeonato Paulista Sub-18 e Sub-20, além do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) nas categorias Sub-17 e Sub-19.
Além da oportunidade esportiva, a jaraguaense terá uma estrutura completa à disposição: bolsa de estudos, salário, alimentação e acompanhamento multidisciplinar com nutricionista, psicólogo, médico e acesso à academia.
“É uma estrutura incrível. Sei do nível de treinamento e fico muito feliz, inclusive, pela chance de às vezes treinar com o time adulto e ganhar experiência com atletas que já passaram pela seleção brasileira”, destacou.

Foto: Arquivo pessoal
Fim de um ciclo vitorioso em Jaraguá
A transferência marca o encerramento de um ciclo de quatro temporadas defendendo Jaraguá do Sul, onde Isabele atuou do Sub-13 ao Adulto e construiu uma trajetória recheada de conquistas. Foram 10 títulos ao todo, com destaque para dois Joguinhos Abertos de Santa Catarina, uma Olesc, Estaduais e cinco Sul-Brasileiros de Seleções.
No aspecto individual, a armadora acumulou quase 20 prêmios, entre atleta destaque, cestinha e presença em quintetos ideais. O desempenho a levou também às seleções brasileiras de base, defendendo o Sub-15 em 2024 e o Sub-17 no ano passado.
- Jaraguaense é quarta colocada no Sul-Americano de Basquete com a seleção Sub-17
- Jaraguaense tem destaque na primeira aparição pela seleção feminina de basquete
“Foram anos incríveis que me trouxeram até aqui. Momentos inesquecíveis em Jaraguá que vão ficar marcados para sempre. Todo o apoio foi fundamental. Aprendi sobre responsabilidade, resiliência, fundamentos, respeito e trabalho em equipe”, relembra.
Sobre o futuro, ela tem planos além do Brasil. “Quero continuar jogando basquete profissionalmente e tenho o objetivo de atuar fora do país, melhorar minha performance e aprimorar meu inglês”, projetou.

Isabele com a camisa da seleção | Foto: Divulgação/CBB
História no basquete
A relação de Isabele com o basquete começou cedo, aos 7 anos, no Colégio Evangélico Jaraguá, onde logo foi chamada para as equipes de rendimento da cidade. No mesmo ano, no entanto, decidiu se afastar da modalidade.
O retorno veio apenas em 2022, aos 13 anos, quando disputou o Campeonato Estadual Sub-13 conciliando a rotina com treinos de vôlei. Mesmo sem treinar regularmente com a equipe, terminou a competição como destaque do torneio, o que a obrigou a tomar uma decisão definitiva sobre qual esporte seguir a partir de 2023.
A escolha pela bola laranja se mostrou certeira. “Escolhi o basquete porque o time é como uma família. Todas se ajudam, querem o bem uma da outra, e os técnicos pensam sempre no melhor para o atleta, querendo vê-los voar”, concluiu.
- Dedicação recompensada: conheça a história do jaraguaense que chegou ao basquete universitário do Canadá
- Jaraguaense encerra carreira no basquete profissional aos 24 anos