Por pouco, o Brasil não subiu ao pódio no Campeonato Sul-Americano de Basquete Sub-15 Feminino ao terminar em quarto lugar. Mas a jaraguaense Isabele Koerich deixou a competição, disputada em Barquisímeto, na Venezuela, com muitos motivos para comemorar.
Logo em sua primeira convocação para seleção brasileira, a armadora da AJAB/Secel foi um dos principais nomes da equipe, somando 52 pontos e 14 assistências nos cinco jogos.
“Vestir essa camisa foi algo inesquecível, vou lembrar disso para sempre. O objetivo principal não foi alcançado, mas os ensinamentos vão ficar para sempre e não foram poucos. Tenho que agradecer muito só de chegar aonde cheguei”, disse a jovem.
Na primeira fase, o Brasil venceu duas partidas e perdeu uma pelo Grupo B. Já nos confrontos decisivos, acabou sendo superado pela Colômbia (52×57) na semifinal, e Argentina (53×68) na briga pelo terceiro lugar, ficando sem a vaga na próxima Copa América Sub-16.
História no basquete
Isabele Koerich teve a primeira ligação com o basquete no Colégio Evangélico Jaraguá, aos 7 anos de idade, e logo foi chamada para as equipes de rendimento de Jaraguá do Sul.
Porém, decidiu se afastar da modalidade no mesmo ano e só voltou em 2022, quando jogou o Campeonato Estadual Sub-13 e conciliava a rotina com treinos de vôlei. Ao final da temporada, ganhou o troféu de destaque no torneio de basquete e precisou escolher qual esporte seguiria a partir de 2023.
A opção foi pela bola laranja. E se mostrou certeira. De lá pra cá, a armadora acumulou conquistas individuais e por Jaraguá do Sul, se tornando um dos principais nomes do basquete catarinense em sua categoria.
Resultados da seleção brasileira:
– Brasil 64×56 Equador (1ª fase)
– Brasil 24×67 Argentina (1ª fase)
– Brasil 58×48 Uruguai (1ª fase)
– Brasil 52×57 Colômbia (Semifinal)
– Brasil 53×68 Argentina (Disputa 3º lugar)