João Prado estará de volta ao futebol catarinense em 2026. Nesta sexta-feira (5), o guaramirense de 22 anos foi oficializado como reforço do Brusque, que disputará o Campeonato Catarinense e Série C do Campeonato Brasileiro.
O acerto marca também uma espécie de reencontro, já que o meia já havia vestido as cores do Quadricolor nas categorias de base. Prado chega do Cianorte (PR), onde marcou quatro gols em 22 partidas na temporada 2025.
Cria da escolinha de futebol do Seleto, de Guaramirim, o jovem teve passagens pela base de clubes como Athletico Paranaense, Brusque, Avaí, Joinville e Juventus. Porém, interrompeu a promissora trajetória aos 16 anos, quando frustrações e dificuldades financeiras o levaram a pausar o sonho do futebol profissional.
Longe dos holofotes, voltou às raízes e passou a jogar na várzea da região. Foi dali que o talento voltou a falar mais alto. De volta ao Juventus, ganhou sua primeira chance entre os profissionais em 2020. No Catarinense daquele ano, estreou sob o comando de Jorginho, lançado no jogo de ida das quartas de final contra o Figueirense.
O desempenho chamou atenção além das fronteiras de Santa Catarina. Pouco tempo depois, o Bahia apareceu com um contrato de três anos. Prado integrou inicialmente o Sub-17, mas logo foi promovido ao Sub-20.
Em 2022, já com a confiança do técnico Guto Ferreira, teve a chance de subir ao profissional. Atuou apenas uma vez, antes de ser emprestado ao Sub-20 do Atlético-MG, onde fez 14 jogos e retornou ao Tricolor no mesmo ano.
Em 2023, acertou com o Rio Branco-ES, virou peça importante e renovou para a temporada seguinte. O bom momento, no entanto, foi interrompido por uma grave lesão logo nos primeiros dias de pré-temporada, deixando-o seis meses fora e abrindo caminho para a saída rumo ao Cianorte.
- Promessa jaraguaense assina primeiro contrato profissional com a Chapecoense
- Jovem talento de Jaraguá do Sul é aprovado pelo Avaí e integra base do time da capital
- Aos 12 anos, jaraguaense passa em testes e assina contrato com o São Paulo