Conheça 4 atletas de Jaraguá do Sul que hoje despontam na elite do vôlei nacional

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

03/03/2021 - 13:03 - Atualizada em: 03/03/2021 - 15:54

O esporte em Jaraguá do Sul movimenta sonhos e carreiras muito promissoras. Por aqui, as categorias de base já revelaram estrelas de diversas modalidades.

Alguns se destacam no cenário estadual e nacional, já outros, carregam o nome da cidade pelo mundo afora.

 

 

Entre os muitos jovens que já foram para equipes de outros lugares, confira a trajetória de alguns atletas do voleibol jaraguaense até chegarem nos seus respectivos clubes.

Pedro Marcon Gonçalves – Flamengo

“Pedrinho”, como é chamado pelos colegas de equipe, 17 anos, começou a jogar vôlei aos nove anos, por influência do pai Luderitz Gonçalves Filho, ex-treinador da equipe de Jaraguá do Sul.

Ele treinou na Fundação e representou Jaraguá do Sul em campeonatos como: estadual infantil e infanto, Olesc e Taça Paraná, campeonato que reúne equipes de todo o Brasil e países vizinhos.

Foto Divulgação

Tendo também uma experiência fora da cidade, na qual foi bicampeão brasileiro por Timbó e representou o Brasil nos Jogos Escolares Sul-Americano.

“Após estas vivências, comecei uma nova jornada no Rio de Janeiro, representando o Flamengo, tendo apoio e gratidão por Jaraguá do Sul, cidade a qual comecei no voleibol”, destaca Pedro.

Eduardo D’Agostini Wurster – Itapetininga

Em 2014, “Dago” assistiu uma partida da seleção masculina de vôlei e percebeu que aquilo era o que queria para a vida.

Passou a treinar sem compromisso nas equipes amadores de sua cidade, Chapecó.

Então em 2017, entrou em contato com o professor Benhur Rosatto Sperotto, na época, diretor do projeto de vôlei em Jaraguá do Sul, e ingressou na equipe mirim do município.

Ficou na equipe por três anos e conquistou diversos títulos, campeonatos estaduais, Joguinhos Abertos, campeonatos adultos da região, 2° lugar da Olesc entre outros.

 

Foto Divulgação

O campeonato decisivo para sua carreira foi a Taça Paraná em 2019, quando recebeu propostas de diversos clubes da elite do país, e o destino foi o Flamengo, juntamente do técnico Kadylac.

Ao fim de 2020, pelo Flamengo, conquistou o estadual juvenil e vice-campeonato adulto. Logo recebeu propostas para subir para a equipe profissional e partiu para o Itapetininga, em São Paulo.

Erica Wiggers – Amparo

Erica, 19 anos, iniciou no voleibol jaraguaense em 2015, a ponteira sempre jogou pela cidade, e representou o município em diversos campeonatos.

Participou da Olesc, onde ficou em 3° lugar, Jogos Escolares de Santa Catarina, onde foi campeã, e Jogos Estudantis Brasileiro, 5° lugar.

No início de 2019, Erica rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho, precisou operar, onde foram colocados três pinos, e passou por oito meses de recuperação, retornando só no fim do ano.

Foto Divulgação

O retorno às quadras seria em 2020, porém a pandemia impossibilitou, mas para realizar o sonho de ser atleta profissional, precisava partir para novas aventuras.

Então, ela entrou em contato com a equipe de Amparo, e enviou vídeos treinando, assim, sendo contratada para a equipe.

Victor Marcelo dos Santos

Começou a jogar vôlei nas escolas com o projeto Evoluir do professor Benhur, e em 2016, Luderitz o convidou para jogar por Jaraguá do Sul pela Fundação.

Victor jogou em Jaraguá do Sul e conquistou diversos títulos: Joguinhos Abertos, liga catarinense, campeonato estadual, terceiro lugar na Taça Paraná, maior competição de bases do Brasil, onde foi eleito o melhor líbero do campeonato.

Em 2019 também foi disputar o campeonato brasileiro de seleções, representando Santa Catarina, onde ficou em quinto lugar

Ao fim de 2020 recebeu proposta do técnico de Chapecó, e passou a jogar pelo time sub 21 da cidade.