7 atletas jaraguaenses de sucesso internacional que levam o nome da cidade para o mundo todo

Por: Lucas Pavin

28/07/2020 - 05:07 - Atualizada em: 29/07/2020 - 10:06

Não há o que questionar. Quando o assunto é esporte, Jaraguá do Sul é uma cidade onde se formam muitos talentos nas mais diversas modalidades.

Boa parte se destaca no âmbito estadual e nacional. Outros, porém, levam o nome do município do Norte de Santa Catarina para o mundo.

Seja natural ou radicado em terras jaraguaenses, elencamos sete atletas que estão em atividade e ultrapassaram fronteiras para atingir o mais alto nível internacional em suas carreiras.

1. Filipe Luís – Futebol

Após toda sua infância vivida em Jaraguá do Sul, onde teve uma iniciação no futsal, Filipe Luís se tornou o principal jogador na história do futebol da cidade.

Revelado no Figueirense, o lateral-esquerdo foi para Europa e fez seu nome no esporte ao atuar por Ajax-HOL, Real Madrid Castilla-ESP, Deportivo La Coruña-ESP, Chelsea-ING, Atlético de Madrid-ESP, e agora Flamengo, retornando ao Brasil após 14 anos no futebol europeu.

Foto Alexandre Vidal/Flamengo

Além disso, foi figura frequente na seleção brasileira e participou da Copa do Mundo de 2018, na Rússia, além de ser campeão da Copa América, em julho do ano passado.

Mesmo longe da terra natal, o jaraguaense não esquece suas raízes e sempre demonstra seu carinho pela cidade, sua rota principal de desembarque nas férias.

2. Léo – Futsal

Ser campeão da Liga dos Campeões da Europa, seja no futebol ou no futsal, já é um grande feito. Agora imagine conquistar o título por três vezes.

Pois essa foi a façanha do jaraguaense Leonardo Mendonça da Rosa, ou simplesmente Léo. Após atuar pelo Jaraguá na ‘era Malwee’, passou por Tubarão e Foz, até deixar o Brasil em 2009, quando acertou com o Kairat.

Foto Divulgação

Foram oito anos vinculados ao clube do Cazaquistão, empilhando títulos e conquistas pessoais, como ser eleito o quarto melhor jogador do mundo, além de ter tirado a cidadania Cazaque em 2014, para representar a seleção do país. Hoje, atua no futsal russo

3. Kreis Jr. – Automobilismo

Sai ano, entra ano, mas o que não muda são as inúmeras conquistas de jaraguaenses do automobilismo na terra. E foi justamente neste solo que o maior piloto de Jaraguá do Sul da história iniciou sua carreira.

Após começar a competir em 1999, Kreis Jr. já passou por diversas categorias nestes 20 anos no esporte.

Foto Divulgação

Hoje, o piloto leva o nome da cidade em campeonatos renomados do país e do mundo, carregando um leque gigante de conquistas, com destaque para o Campeonato FARA de 2015, nos Estados Unidos, seu primeiro título internacional da carreira.

4. Ivanildo – Atletismo

Ele é natural do Rio de Janeiro, mas foi em Jaraguá do Sul que se tornou um dos maiores atletas masters de atletismo no mundo.

‘Jaraguaense de coração’, Ivanildo de Souza Pinto tem uma carreira repleta de conquistas, que vão de campeonatos estaduais e brasileiros até continentais e mundiais, nas provas de lançamento do dardo, salto triplo, e corridas com barreiras e fundo.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Exemplo de atleta, com seus 65 anos, ele sofreu um susto em novembro de 2017, quando precisou lutar contra um câncer na parótida esquerda (glândula salivar).

Mas em pouco mais de um mês após a cirurgia, retornou os treinos com uma determinação surpreendente e voltou a colecionar medalhas nas pistas, inclusive, retornando ao Mundial no ano passado.

5. Simone Ferraz – Atletismo e Maratona

Radicada em Jaraguá do Sul há 14 anos, Simone Ponte Ferraz transformou a cidade no seu verdadeiro lar.

Do início no atletismo, a atleta apresentou uma evolução vertiginosa e agora caminha, ou melhor, corre a passos largos para se tornar a primeira representante jaraguaense em uma Olimpíada.

Foto Eduardo Montecino/OCP News

Uma das maiores atletas catarinenses de todos os tempos, Simone já esteve com a seleção em três competições desta temporada e terá a quarta neste fim de semana, no Sul-Americano de Maratonas, em Buenos Aires-ARG.

6. Taila Santos – MMA

Protagonista de uma história de muita dedicação, Taila Santos precisou enfrentar inúmeros obstáculos para se tornar uma grande atleta no MMA.

O esforço acabou recompensado e após oito anos atrelados ao esporte pode-se dizer que a jaraguaense de 25 anos é a maior lutadora da cidade em todos os tempos. O motivo para tal alcunha é bem simples.

Foto Divulgação/UFC

Em setembro de 2018, ela passou pelo Contender Series Brasil, em Las Vegas, nos Estados Unidos, e assinou contrato com o UFC, maior organização de MMA no mundo, onde fez sua estreia em fevereiro e conquistou sua primeira vitória no último dia 16 de julho.

Ao todo, são 17 combates como profissional, com 16 vitórias.

7. Leandro da Veiga – Muay Thai

Aos 25 anos, Leandro da Veiga alcançou feitos históricos para as lutas jaraguaenses em 2019. Após ser campeão do WGP – maior evento de kickboxing da América Latina – o lutador teve um mês de março memorável.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Primeiro, comemorou uma vitória no Lumpinee, estádio mais antigo e prestigiado de muay thai da Tailândia – a meca da arte marcial no mundo -.

Depois, sagrou-se campeão mundial profissional de muay thai após dois nocautes, coroando um ano perfeito ao nível internacional.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul