Meninas do Basquete Jaraguá aceitam proposta e vão jogar na Europa

Foram anos e anos defendendo o basquete feminino de Jaraguá do Sul. Mas chegou a hora da mudança.

Com o sonho de brilhar nas quadras mundo afora, cinco meninas do Basquete Jaraguá aceitaram proposta e estão prestes a embarcar para Portugal.

Quatro delas seguirão o mesmo caminho. A armadora Helena Kuck, de 16 anos, a pivô Pétula Giovana Ferreira, 18, e as alas Júlia Kolassa, 18, e Diana Mozer, 17, irão morar na cidade de Ferragudo, no Sul de Portugal, e vestirão a camisa do ACD Ferragudo.

Pétula em ação pelo Basquete Jaraguá | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Por lá, dividirão apartamento e cumprirão normalmente os estudos, com Júlia e Pétula fazendo faculdade de nutrição, enquanto Diana e Helena seguem no ensino médio. Tudo custeado pelo clube.

Já a carioca Ana Luiza Paulino, 18, que estava em Jaraguá do Sul desde o ano passado vai para Sintra, município próximo a capital Lisboa, onde terá uma rotina semelhante das companheiras jaraguaenses.

Ana Luiza foi contratada por Jaraguá em 2019 | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

As atletas chamaram a atenção dos portugueses através de vídeos publicados na internet, com jogos em campeonatos estaduais e escolares.

Após o primeiro contato, os clubes ofereceram vínculo inicial de um ano, o que foi aceito pelas meninas.

Além de arcar com todas as despesas, as equipes são conhecidas pelo forte trabalho de base, com uma das melhores estruturas de Portugal, que fomenta muitas equipes adultas do continente com jogadoras talentosas.

E elas embarcam ao país europeu ainda nesse mês de setembro justamente com esse objetivo de ganhar espaço no mercado europeu.

“Portugal nunca foi um caminho normal, elas são as primeiras que vão para esse mercado. Então foi uma surpresa muito agradável, porque nosso objetivo é realmente essa formação de atletas e elas estão indo para um mercado fantástico, que é a Europa”, destacou o técnico Julio Patrício.

Técnico Julio Patrício incentivou a ida das meninas | Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Ansiedade e expectativa

Pétula e Ana Luiza aguardam a viagem em São Paulo e Rio de Janeiro, suas terras natais. Enquanto isso, as jaraguaenses Diana, Júlia e Helena seguem treinando normalmente com o técnico Julio Patrício até o embarque ao Velho Continente.

Sem conseguir esconder a ansiedade, elas contam as horas para que a maior experiência de suas carreiras chegue logo.

“Não paramos de pensar nessa oportunidade desde que recebemos a proposta. Estamos contando os dias para embarcar. Vamos ter que nos adaptar ao estilo de jogo e a cultura do país, mas é uma oportunidade única e vamos tentar aproveitar ao máximo”, disse Helena.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

Para Diana, a oportunidade também serve para as atletas saírem da zona de conforto e buscar o sucesso em outro lugar.

“Estamos muito ansiosas por ser outro país, conhecer uma cultura nova, um basquete diferente e sair da zona de conforto, porque eu sempre joguei em Jaraguá. Por ser na Europa, Portugal é uma ótima vitrine para mostrar nosso jogo”, declarou.

Já Júlia ressaltou principalmente o reconhecimento atingido por toda dedicação durante os anos de serviços prestados ao basquete de Jaraguá do Sul.

“A expectativa é muito alta, porque vai ser uma mudança muito grande na nossa vida. Ter esse reconhecimento do nosso trabalho diário é muito gratificante”, afirmou.

Foto: Lucas Pavin/Avante! Esportes

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul