Após um ano de pausa, o Femusckinho e o Femusc Jovem voltam ao Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) para novamente despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela música erudita.
A 15ª edição do maior festival-escola de música da América Latina tem 148 estudantes de Jaraguá do Sul e região nos dois projetos.
“Alguns deles nunca tocaram nenhum instrumento e já vão se apresentar no palco da Scar”, comenta o diretor executivo do Femusc, Fenísio Pires Junior.
- Femusc espalha alegria através da música com apresentações por Jaraguá do Sul
- Em 15 anos, Femusc mudou a oferta de serviços e rede hoteleira de Jaraguá do Sul
- Programa de Música Popular é a novidade do Femusc para valorizar as canções brasileiras
No Femusckinho, 33 alunos entre 6 e 8 anos fazem aulas de musicalização, flauta doce, canto coral e percussão corporal, durante a manhã. Já as 53 crianças entre 9 e 12 anos tem aula de cordas (violino, viola e cello), canto coral e percussão corporal, durante a tarde.
No Femusc Jovem, são 62 jovens entre 13 a 18 anos que fazem aulas durante o dia inteiro, das 8h às 17h30. Eles têm classes de orquestra, música de câmara, instrumentos e percussão corporal.
Os projetos funcionam como a porta de entrada dos estudantes na vida artística. “Muitas crianças começaram no Femusckinho, hoje estão no Femusc Jovem e a nossa expectativa é de que eles vão para a Orquestra Filarmônica da Scar depois”, menciona o diretor executivo.
Fenísio revela ainda que existem planos para que o projeto com as crianças seja realizado durante todo o ano. “Assim, quando chegar a época do festival, o grupo já vai estar pronto para subir aos palcos”, garante.

Foto Denis Natan
Os integrantes do Femusckinho e do Femusc Jovem já se apresentaram no último sábado (25) e devem fazer novas apresentações nesta sexta-feira (31) e sábado (1º).
Confira a programação completa para esta quarta-feira (29)
- 12h: Série Shopping Center, Jaraguá do Sul Park Shopping;
- 12h0: Série Femusc Itinerante, Supermercado Angeloni;
- 15h30: Série Lar das Flores, Lar das Flores;
- 18h: Série Violão Plus, sala de violão & MPB da Scar;
- 18h: Série Piano Masters, pequeno teatro da Scar;
- 19h15: Série Momento Springmann, pequeno teatro da Scar;
- 19h15: Série de Canto Lírico, sala de canto lírico da Scar;
- 20h30: Série Grandes Concertos, grande teatro da Scar;
- 20h30: Série Recitais de Câmara, pequeno teatro da Scar;
- 22h: Série Happy Hour, Café Scar.
Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:
Telegram Jaraguá do Sul