5 curiosidades sobre a Schützenfest que você provavelmente não sabia

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

28/09/2020 - 14:09 - Atualizada em: 28/09/2020 - 14:30

Por conta da pandemia do coronavírus, a Schützenfest não será realizada neste ano, o que certamente deixou os apaixonados pela festa muito tristes.

Comidas deliciosas, músicas que fazem dançar até os pés não aguentarem mais e, claro, muito chope gelado. Em 2020, tudo isso vai ter que ficar apenas na memória.

 

 

Mas, para “matar a saudade” – ou talvez acendê-la ainda mais – selecionamos algumas curiosidades sobre o evento que talvez você ainda não sabia. Confira:

1. Atração Internacional

De 1991 até 1997 a festa contratou a banda alemã Die Original Mottener para abrilhantar a festa. O vocalista dessa banda, Kalle Mager, fez a letra da música considerada o hino do evento: “Wir gehn zum Schützenfest”.

2. Escolha da rainha e princesas

Foto Divulgação/Secel

Até 1992 as rainhas e princesas da Schützenfest eram escolhidas por meio de venda de votos. A primeira vencedora foi Sonéia Hornburg, da Sociedade Aliança.

Entre 1993 e 1995 as candidatas foram selecionadas através de competição de tiro e a partir de 1996 por concurso de beleza.

3. Stand de tiro

O stand de tiro da ficava nos fundos do pavilhão C e não tinha muito destaque, porém, quando passaram para a entrada dos pavilhões, o número de tiros disparados e a procura pelos stands teve um enorme crescimento valorizando e dando destaque ao tiro e aos atiradores, principal motivo da festa.

4. Mascote

Foto: Gabriel Vieira/PMJS

Até 1997 o evento tinha como mascote o Hans Bier, que não dava o enfoque necessário à Festa dos Atiradores. Assim, em 1998, foi realizado um concurso para a escolha do novo mascote.

Quem ganhou foi Wilfried, um jovem e atlético atirador, trajado tipicamente, criado por Fernando César Bastos.

5. Mulheres no tiro

Na primeira Schützenfest, em 1989, somente os homens participavam do campeonato de tiro promovido pela ACSTVI, nas modalidades carabina, chumbinho e seta.

Em 1990 as mulheres foram inseridas na disputa oficial, sendo eleitos Rei e a Rainha os que alcançavam as maiores pontuações nas modalidades de tiro.

Fonte: PMJS

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul