Sorriso no rosto, jovem, trajado com roupa típica alemã e acompanhado de sua inseparável arma para a prática do tiro esportivo. Wilfred, o mascote da Schützenfest, consegue representar inteiramente a essência e a proposta da festa.

Amado pelas crianças e requisitado pelas famílias para um “clique” de recordação, ele é considerado uma das principais atrações do evento. É visto sempre acompanhado das majestades, com muita animação e espontaneidade, com espírito festeiro e muita energia.

Foto Divulgação/Gabriel Vieira PMJS

Para quem quiser ver o Wilfred de pertinho e garantir uma foto com ele, pode esperar a presença do mascote, junto das realezas, nos principais momentos da festa. Um deles será os desfiles das sociedades, que acontecerá nos domingos, dias 10 e 17, na rua Walter Marquardt, a partir das 15h.

Mas fique atento, porque eles também estarão circulando pelo Parque Municipal de Eventos em diversos momentos durante a programação.

O surgimento do Wilfred

A tradicional Festa dos Atiradores, conhecida como Schützenfest, é celebrada desde 1989 em Jaraguá do Sul, mas não foi desde seu início que contou com a presença do Wilfred.

Segundo o livro Festa de Reis, de Silvia Kita, o primeiro mascote foi Hans Bier, criado em um departamento da empresa WEG e estilizado em forma de boneco pela Agência CMC. Ele fazia alusão ao chope e era inspirado no mascote da Oktoberfest.

Foto Divulgação

Foi só a partir de 1998 que Wilfred começou a fazer, oficialmente, parte da Schützenfest. O mascote foi criado pelo ilustrador Fernando Bastos em um concurso elaborado pela Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu, que desenvolveu algumas diretrizes para o personagem.

Ele deveria ser alegre, jovem, que retratasse a comunidade e que tivesse sua imagem voltada para
a tradição germânica do tiro.

Foto Divulgação/Gabriel Vieira PMJS

O Wilfred foi interpretado pela primeira vez por Wilson Bruch, e seguiu na posição por três anos consecutivos. Ele é ex-presidente da Associação de Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI).