Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Blumenau nega confirmação do primeiro caso positivo de coronavírus na cidade

Foto Agência Brasil

Por: Felipe Elias

17/03/2020 - 15:03 - Atualizada em: 17/03/2020 - 15:41

Na tarde desta terça-feira (17), a Prefeitura de Blumenau reiterou que ainda não há casos oficialmente confirmados do novo coronavírus (Covid-19) na cidade.

Por meio de um comunicado, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde explicou que uma jovem de 21 anos testou positivo para a doença em uma clínica particular, mas a comprovação depende ainda do resultado da contraprova que será analisada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), localizado em Florianópolis.

De acordo com informações iniciais, a paciente viajou recentemente para a Espanha. Até o momento, o caso segue classificado como suspeito. Em Blumenau, o último balanço divulgado aponta a existência de oito casos suspeitos do novo coronavírus em investigação.

Confira a nota oficial emitida pela Prefeitura

“A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, reforça que em casos de Pandemia, a determinação do Estado é de que apenas exames oficiais realizados pelos laboratórios oficiais (como o Lacen) são considerados para detecção de casos positivos de Coronavírus (Covid-19).

Testes realizados em laboratórios privados, como o utilizado por uma jovem de 21 anos que teria vindo da Espanha, podem atestar falso positivo e, desta forma, precisam ser confirmados por um Laboratório Oficial. Neste caso específico, Blumenau tem um exame positivo, porém sem contraprova do Lacen. Ou seja, até o momento o mesmo segue sendo considerado caso suspeito. A contabilização como positivo, acontece apenas após confirmação de laboratório oficial.

 

 

O Município de Blumenau destaca ainda que segue trabalhando com toda a transparência no combate e prevenção ao Coronavírus, com atualizações contínuas das informações.”

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Felipe Elias

Jornalista formado, em 2008, pela UniFiamFaam, em São Paulo (SP).