Prefeitura de Gaspar adota medidas para combater a proliferação do coronavírus

Foto Divulgação / Prefeitura de Gaspar

Por: Giulia Venutti

16/03/2020 - 12:03 - Atualizada em: 16/03/2020 - 21:52

Nesta segunda-feira (16), a Prefeitura de Gaspar colocou em vigor medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) na cidade, que até o momento não possui nenhum caso suspeito da doença. Entre as precauções adotadas estão a suspensão, por tempo indeterminado, das atividades envolvendo grupos de idosos e adiamento da programação comemorativa ao aniversário do município.

O decreto assinado pelo prefeito Kleber Wan-Dall (MDB) prevê ainda medidas de prevenção em relação a eventos públicos e com aglomeração, locais com grande circulação de pessoas e serviços de alimentação, lazer e entretenimento. Por enquanto, as aulas na rede municipal de ensino serão mantidas.

Em todos os espaços da Prefeitura destinados ao atendimento do público haverá meios de higienização e cartazes informativos. A recomendação é para que estabelecimentos comerciais façam o mesmo. A equipe do Procon de Gaspar também está atenta a possíveis aumentos abusivos nos preços de produtos que auxiliam no combate ao vírus, como álcool gel e máscaras.

A partir de quarta-feira (18), a Unidade de Saúde Central será referência para atendimento de pacientes com problemas respiratórios agudos, além do Hospital de Gaspar. Em caso de dúvidas, qualquer cidadão pode entrar em contato pelo telefone 136 ou acessar o aplicativo do Ministério da Saúde.

 

 

Como se prevenir?

  • Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;
  • Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
  • Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal e limpe objetos tocados com frequência (brinquedos, copos, talheres, entre outros);
  • Se estiver doente, evite sair de casa;
  • Se apresentar febre, tosse ou alguma dificuldade de respirar, procure imediatamente uma assistência médica para fazer uma avaliação.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul