Prefeitura de Blumenau anuncia decreto com medidas preventivas para conter o coronavírus

Foto Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Por: Giulia Venutti

15/03/2020 - 14:03 - Atualizada em: 16/03/2020 - 21:54

Dois dias após realizar uma coletiva de imprensa para esclarecer a situação do coronavírus na cidade, a Prefeitura de Blumenau elaborou neste domingo (15) um decreto que determina medidas preventivas em diversos setores da administração pública municipal e faz recomendações ao setor privado, que passam a valer a partir de amanhã (16).

Atualmente, a cidade se encontra no nível 1 de alerta. Até o momento, cinco casos suspeitos estão sob análise laboratorial, porém nenhum caso da doença foi confirmado. Caso seja confirmado o primeiro caso, o município entra no nível de resposta 2, sendo automaticamente acionado o Grupo de Ações Coordenadas (Grac), que é formado por órgãos públicos e privados ligados diretamente ao gerenciamento de situações de crise e emergências.

Educação e Pró-Família

As aulas na rede municipal de ensino estão mantidas, mas serão tomadas diversas medidas preventivas para facilitar a higienização constante das mãos. Além disso, os diretores serão orientados sobre medidas preventivas, como a disponibilização de água e sabão para os alunos e professores, além de evitar o compartilhamento de utensílios e materiais e manter ventilados os ambientes de uso coletivo.

As atividades para idosos realizadas na sede e nos núcleos da Pró-Família, estão canceladas a partir desta segunda-feira (16) por tempo indeterminado. O objetivo é proteger a saúde dos idosos, que são os mais sujeitos à contaminação do novo Coronavírus. Eles serão orientados quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar os riscos de contaminação.

O decreto prevê ainda medidas de prevenção abrangendo eventos públicos, de massa, instituições para idosos, locais de grande circulação de pessoas, serviços de alimentação, lazer e entretenimento. Com relação aos preços de produtos e serviços, o Procon irá intensificar a fiscalização visando coibir a prática de preços abusivos para produtos relacionados à saúde, como álcool em gel.

Como se prevenir?

  • Higienize as mãos frequentemente, seja com água e sabão ou álcool gel;
  • Evite contato com pessoas que estiverem visivelmente doentes, principalmente com sintomas respiratórios (tosse ou coriza);
  • Pratique a etiqueta da tosse: ao tossir e espirrar, cubra a boca com lenço descartável ou antebraço. Descarte o lenço imediatamente;
  • Evite tocar os olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal e limpe objetos tocados com frequência (brinquedos, copos, talheres, entre outros);
  • Se estiver doente, evite sair de casa;
  • Se apresentar febre, tosse ou alguma dificuldade de respirar, procure imediatamente uma assistência médica para fazer uma avaliação.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul