Prefeitura de Indaial assina decreto sobre ações preventivas do coronavírus

Foto: Divulgação

Por: Giulia Venutti

17/03/2020 - 07:03 - Atualizada em: 17/03/2020 - 10:10

Na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito André Moser assinou o decreto sobre as ações de prevenção e informação do coronavírus, que vem preocupando o mundo inteiro. Até o momento, Indaial não possui nenhum caso suspeito ou confirmado da doença, entretanto o trabalho de prevenção é essencial. A Secretaria de Saúde já organizou as equipes e as medidas que serão feitas para os possíveis atendimentos à comunidade.

Os eventos da cidade serão cancelamento, incluindo o 1° Risoto Solidário em prol ao Hospital Beatriz Ramos, que será adiado para uma data ainda não definida. A Prefeitura de Indaial explica que as pessoas devem evitar o Pronto-Socorro do HBR caso tenham dúvidas sobre os sintomas da doença.

O Ministério da Saúde estima que 90% dos casos de Coronavírus podem ser atendidos nas unidades de saúde. Caso sinta febre e outro sintoma de gripe, procure a unidade de saúde do seu bairro. Ainda na manhã desta segunda-feira (16) também ocorreu uma reunião com as equipes da atenção básica e Vigilância Epidemiológica para orientar as pessoas do comércio sobre o uso do álcool gel e higienização dos locais. Confira as principais ações para prevenção!

  • Cancelamento das atividades com grupos de Melhor Idade;
  • Cancelamento dos eventos da programação de Aniversário de Indaial;
  • Adiado para data indeterminada o 1° Risoto Solidário em Prol do Hospital Beatriz Ramos;
  • Cancelamento da festividade de 25 anos da Feira Livre de Indaial;
  • Suspensas temporariamente as atividades de grupos de PAIF, PAEFI, famílias acolhedoras e GRGM (Grupo Reflexivo de Gêneros e Masculinidades), além de visitas a Casas Geriátricas pela Secretaria de Desenvolvimento Social;
  • Cancelamento da V Ostergarten – Jardim de Páscoa;
  • Suspensas folgas e férias dos profissionais de saúde, assim como viagens e congressos aos servidores públicos;
  • Foi elaborado um fluxograma para atendimento nas Unidades de Saúde com o objetivo de atender os casos suspeitos;
  • Serão nomeados enfermeira e médico para atender as dúvidas da comunidade através de um telefone de contato que será divulgado nesta semana;
  • A orientação é de que a comunidade não procure o Pronto-Socorro caso haja dúvida de sintomas, pois esse é um ambiente de muita circulação. O mais indicado é procurar a unidade de saúde do seu bairro;
  • A campanha de vacinação contra a Gripe (Influenza) foi antecipada para o dia 23 de março, conforme orientação do Ministério da Saúde;
  • Monitoramento da situação em outras cidades. Troca de informações com outras secretarias;
  • Aquisição de mais máscaras e álcool gel para os profissionais da saúde;
  • Dúvidas podem ser supridas nas Unidades de Saúde.

Campanha de vacinação contra Influenza

A campanha de vacinação contra a gripe deste ano foi antecipada em um mês, iniciando na próxima segunda-feira (23) por decisão do Ministério da Saúde como medida para proteger a população contra a Influenza e facilitar o diagnóstico do Coronavírus, tendo em vista a semelhança dos sintomas entre as doenças. Lembrando que para o coronavírus ainda não existe vacina.

A partir de 23 de março podem procurar a vacina idosos e trabalhadores da saúde. A segunda fase, que começa em 16 de abril, será para professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na terceira etapa, com início em 9 de maio, devem ser imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul