Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Cuidados em excesso – vigorexia e ortorexia

Por: Dr. Vicente Caropreso

17/09/2025 - 16:09 - Atualizada em: 17/09/2025 - 16:27

Manter uma boa saúde exige cuidados com a alimentação e atividades físicas regulares.

Mas o excesso de cuidados, tanto nas atividades físicas quanto na alimentação, pode acabar fazendo mal à saúde física e mental.

A preocupação excessiva com forma física pode originar um transtorno chamado vigorexia – que é fazer exercícios em excesso.

Pessoas que nunca fizeram atividade física, começam a exercitar-se em excesso, na ânsia de deter o processo de envelhecimento, natural do organismo.

Fazer exercício é fundamental, mas o excesso é ruim, quando a pessoa, mesmo com lesão, segue se exercitando sete dias por semana e deixa de viajar ou de ir a um compromisso porque tem de malhar.

A vigorexia, é como uma compulsão, um vício, igual ao jogo ou a fazer compras em excesso.

Outra compulsão bem comum hoje é a ortorexia, uma obsessão por dietas e por comer apenas certos tipos de alimentos, o que pode acabar fazendo mal à saúde física e mental.

Uma dieta balanceada, composta por alimentos saudáveis é fundamental para a boa saúde, mas a ortorexia leva a pessoa a comer apenas os alimentos que julga corretos, mesmo sem ter base científica para isso.

A restrição ao glúten – que é proteína do trigo, presente no pão e nas massas, é um exemplo. Muita gente está deixando de comer glúten mesmo sem ter qualquer tipo de intolerância a ele, apenas por estar na moda.

Além do glúten, tem as “dietas detox”, as “dietas antioxidantes”, e o consumo de suplementos alimentares que cresce muito. A literatura médica registra casos de pessoas que perderam os rins por excesso de vitaminas devido ao consumo exagerado de suplementos alimentares.

A pessoa com ortorexia, não vai a um restaurante porque não sabe de que material é feita a panela onde é feita a comida.

Não faça da alimentação uma obsessão, coma de tudo, com equilíbrio e moderação.

Tudo que é demais faz mal, seja na alimentação ou nos exercícios físicos.

Equilíbrio e moderação são o melhor caminho para a saúde.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp